sexta-feira, 26 de junho de 2015

Criatividade e Mindfulness - Editora Pergaminho

 

Hoje em dia, temos vidas cada vez mais preenchidas e atarefadas, e temos dificuldade em encontrar a
tranquilidade necessária para desenvolver os nossos talentos criativos. Rodeadas de distracções, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em estar realmente presentes nas suas vidas. A mindfulness, ou atenção plena, é uma forma de aprender a estar inteiramente presente no agora; ter uma relação de presença atenta com a nossa vida permite combater eficazmente o stress e a ansiedade. Ao fazer uso dos dons de criatividade, imaginação e espontaneidade, estaremos a criar mais espaço nas nossas vidas para a mindfulness e para o pensamento positivo.
Criar algo de belo é uma actividade profundamente satisfatória e relaxante. A concentração que esta actividade requer pode ser um verdadeiro exercício de Mindfulness. Exprima a criatividade e encontre
harmonia interior ao colorir as belíssimas imagens de mandalas e de animais e plantas ao longo das páginas destes livros. Não é preciso ter qualquer formação artística para começar: basta ter lápis ou canetas de cor e alguma imaginação! Depois de alguns momentos a colorir, vai certamente sentir os efeitos benéficos da harmonia das cores a despertar a sua criatividade latente e a combater o stresse e a ansiedade. 

Natureza
O ser humano sempre viveu em harmonia com o reino animal, mas o homem moderno tem uma relação distante com o mundo natural. A maior parte dos animais que vemos, hoje em dia, é através de fotos, filmes ou programas de TV. Contudo, a figura animal é um tema que sempre esteve presente nas várias formas de expressão artística, e até na imagética religiosa, o que demonstra o poder evocativo das imagens de animais. Ao pintar essas imagens, o contraste entre a forma externa e o sentido interno traduzem-se num sentimento de esperança, encanto e inspiração – o sentimento originário de todas as formas de criatividade.



Mandalas
Quase todos nós sentimos a necessidade de nos exprimirmos criativamente, de criar algo belo cuja criação seja ao mesmo tempo um prazer e um estímulo. O ato de pintar ou colorir, seguindo um padrão simples e repetitivo, pode ser surpreendentemente relaxante. Estes padrões simples, que podem ser vistos como evoluindo do exterior para o interior ou do interior para o exterior, e que parecem ao mesmo tempo estáticos e dinâmicos, chamam-se mandalas. Ao observar atentamente cada um destes padrões, sentimos a consciência a focar-se e a criatividade a ocupar um lugar central. Este delicioso livro para colorir, destinado a leitores de todas as idades, ajudá-lo-á a criar padrões na sua vida, a concentrar-se mais profundamente e a viver com mais tranquilidade. O objectivo deste livro é inspirá-lo a colorir de forma imaginativa os padrões e motivos pictóricos – ou até, quem sabe, a criar as suas próprias mandalas.