A Sonae foi distinguida com o Prémio Nacional de Museologia pelo trabalho desenvolvido com os museus nacionais, nomeadamente com o MNAC - Museu do Chiado no âmbito da sua política de responsabilidade corporativa. A Associação Portuguesa de Museologia atribuiu à Sonae o máximo galardão na categoria de Mecenato, numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República.
Catarina Oliveira Fernandes, directora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma: "A Sonae tem uma forte preocupação com a disseminação do conhecimento, pelo que promovemos e apoiamos activamente projectos na área da cultura que fomentam a criatividade e inovação. O trabalho que desenvolvemos com os museus nacionais, e que foi reforçado no último ano com um acordo de mecenato ao MNAC-Museu do Chiado, está a permitir cumprirmos esta nossa missão de contribuir para a evolução das comunidades onde desenvolvemos as nossas actividades".
Os Prémios Nacionais de Museologia 2015, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Museologia, distinguem os melhores projectos de museus e entidades relacionadas, que contribuem para a disseminação da herança cultural e promoção da cultura e das artes.
A Sonae, no âmbito da sua política de responsabilidade corporativa, tem protocolos de mecenato celebrados com vários museus portugueses, nomeadamente com o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e com o Museu de Serralves, através da sua fundação.
Em parceira com o MNAC- MC promove inclusive o inovador Prémio Sonae Media Art, que promove e distingue trabalhos na área dos novos media.