quinta-feira, 18 de junho de 2015

CCB - Big Band Júnior - candidaturas abertas para 2015/16


A Big Band Júnior (BBJ) oferece aos seus músicos a oportunidade de experimentar vários dos momentos que fazem habitualmente parte da vida de um músico profissional. Os jovens músicos que integram a orquestra devem combinar aptidão técnica, paixão pela dinâmica de orquestra, gosto pela aventura, espírito de equipa e ter entre 12 e 17 anos.

Ao longo dos seus 5 anos de actividade, para além dos concertos regulares no CCB, a BBJ já fez mais de 20 apresentações públicas. Todos os anos a orquestra convida grandes nomes do jazz nacional para trabalhar e partilhar o palco com os seus músicos. Nesse contexto os alunos da BBJ tiveram já o privilégio de tocar e de conviver com Mário Delgado, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva, Gonçalo Marques e Mário Laginha.

Sendo a gravação de um trabalho discográfico um passo natural na vida de qualquer músico profissional, em 2013 a BBJ proporcionou aos seus jovens músicos a experiência inesquecível de gravar num estúdio profissional o seu primeiro CD “Pegadas Azuis”.

BIG BAND JÚNIOR:

Nascida em Outubro de 2010, resultado de uma parceria entre o CCB e o Hot Clube de Portugal, a Big Band Júnior (BBJ)  é uma orquestra-escola de jazz que tem como missão oferecer uma formação de qualidade aos seus alunos enquanto músicos de uma orquestra de jazz.
O repertório da BBJ, inspirado em grande parte na era de ouro do jazz e das big bands, conta também com ritmos e sonoridades mais modernas, que se fazem ouvir especialmente nos temas compostos pelo seu maestro Claus Nymark e por músicos convidados.


ENSAIOS E CONCERTOS:

As aulas-ensaio, conduzidas por Claus Nymark, decorrem todas as 2ªfeiras das 18h30 às 20h30, de Outubro a Junho (respeitando os períodos de aulas e de férias previstos calendário lectivo escolar) e têm lugar nas instalações da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Alcântara.
E porque numa orquestra-escola a vertente performativa é tão importante como a vertente formativa, em cada ano lectivo a BBJ tem assegurada a realização de pelo menos três concertos no Centro Cultural de Belém.


CANDIDATURAS:

Podem candidatar-se à Big Band Júnior jovens músicos entre os 12 e 17 anos, que toquem um instrumento a um nível técnico e artístico equivalente ao 4ºgrau ou superior e que frequentem aulas de instrumento.

Será dada prioridade às candidaturas enviadas até ao dia 11 de Setembro de 2015.
Mais informações sobre como candidatar-se em: http://www.bigbandjunior.org/como-fazer-parte.html .


DIRECÇÃO:

Direcção Artística: Alexandra Ávila Trindade e João Godinho
Direcção Musical e Direcção Pedagógica: Claus Nymark
Coprodução: CCB / Hot Clube de Portugal