terça-feira, 23 de junho de 2015

Festival das Artes: 16 a 28 de Julho, na Quinta das Lágrimas, Coimbra


O Festival das Artes está de regresso a Coimbra, para a sua 7ª edição. Ao longo de 13 dias, a música, as artes plásticas, o cinema, as conferências e os programas dedicados às crianças dinamizam a cidade e fazem da "Festa" o tema escolhido para este ano. José Miguel Júdice, presidente da direcção do Festival, afirma que a escolha do tema deste ano surge para contrariar o clima de sofrimento e pessimismo que se vive no contexto português, desde que a crise económica se abateu sobre o país. "A Arte não é uma panaceia nem faz milagres. Mas pode ajudar a que nos sintamos melhores, mais alegres e mais optimistas sobre o futuro."

O festival arranca na quinta, 16 de Julho, às 17h30, com a inauguração da exposição “A minha Universidade faz 725 Anos”. Produzida em parceria pela Fundação Inês de Castro, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, nesta exposição serão expostas 32 fotografias de grande formato que resultam de um concurso em que se apelou à comunidade da Universidade de Coimbra (estudantes, antigos estudantes, colaboradores e docentes) que se fizesse fotografar num dos edifícios (permitindo que se identifique o mesmo) ostentando a mensagem "#AminhaUCtem725anos".

Após a inauguração, o grupo de percussão Tocá Rufar apresenta a "Festa dos Bombos", música em movimento que vai levar todos os presentes até à Quinta das Lágrimas, onde será realizada a cerimónia de abertura oficial do Festival das Artes 2015. 

Para além da exposição inaugural do Festival das Artes, o ciclo de artes plásticas completa-se com as exposições “Vieira da Silva na Capela do Tesoureiro – MNMC” e “Escrita íntima, cartas e desenhos – Arpad Szenes e Vieira da Silva”, produzidas em parceria pela Fundação Inês de Castro, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e Museu Nacional Machado de Castro,  que inauguram na sexta-feira, 17 de Julho, às 19h, no  Museu Nacional Machado de Castro.

A Festa estará presente em todos os ciclos do festival, nomeadamente no Ciclo de Música que, entre os vários géneros musicais abordados - entre o fado, o jazz, a música clássica e o barroco - abre, no dia 19 de Julho, no Anfiteatro Colina de Camões, com uma verdadeira "Festa Sinfónica", que inclui a "Abertura Festiva", estreia absoluta da encomenda feita ao compositor conimbricense Sérgio Azevedo, figura de relevo no panorama da música contemporânea portuguesa, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Vão ter lugar no âmbito deste ciclo vários concertos que exploram o "esplendor" da música! A vencedora do prestigiado concurso internacional de piano Vianna da Motta de 2010, a armena Lilian Akopova, vai estar presente no Festival para um recital de piano, "Esplendor do Piano", no dia 21 de Julho, no Anfiteatro Colina de Camões. Já no dia 26, três obras emblemáticas de dois dos maiores expoentes do barroco tardio, J. S. Bach e G. F. Handel, serão interpretadas pelos Músicos do Tejo, no concerto intitulado "Esplendor do Barroco". Destaque ainda para o empolgante regresso do Estágio Gulbenkian para Orquestra, com o "Esplendor Sinfónico", com jovens a tocar a 5ª Sinfonia de Mahler, uma obra magistral que faz um percurso da sombra até à luz, com um triunfante final e que conta com Joana Carneiro como maestrina, no dia 27 de Julho. 
O célebre pianista e compositor português Mário Laginha e a jovem actriz Catarina Wallenstein, marcam presença com "Música e Palavras", para festejar o Festival das Artes através de um recital inédito, no dia 24 de Julho. Por fim haverá ainda uma "Festa do Fado" com uma anfitriã especial, Gisela João, um jovem talento e já considerado um dos nomes incontornáveis do fado em Portugal, em concerto no dia 25 de Julho.

Para encerrar o Festival, no dia 28 de Julho, às 21h30, a Companhia de Dança Clara Andermatt, apresenta o espectáculo "Fica no Singelo", uma co-produção da Culturgest, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flor que surge de um intenso trabalho de pesquisa sobre as técnicas, os materiais e as funções associadas aos bailes populares e ao folclore. "Fica no Singelo" termina com um convite para todos se juntarem à grande festa final do Fesival das Artes 2015: o Baile de Encerramento!

No Hotel Quinta das Lágrimas terá ainda lugar o ciclo de conferências -  "Festa Brava", que conta com José Henriques como orador, no dia 21 de Julho, "Futebol em Festa" com Carlos Daniel, José Belo e Luís Freitas Lobo, no dia 22, e a conferência "Festa e Política", conduzida por Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 24 - e a Festa Gourmet, no dia 20, o jantar onde poderão experimentar as iguarias dos Chefs Fernando Agrazar del Rio, Jordí Nectari e Albano Lourenço.

O cinema é também uma forte aposta no festival, com um ciclo comissariado por Pedro Mexia, e com a colaboração do Fila K Cineclube, que inclui os filmes "Gente de Dublin", de John Huston e "O Anjo Exterminador", de Luis Buñuel. Os filmes são exibidos no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha nos dias 16 e 17 de Julho, respectivamente.

O Festival das Artes oferece ainda uma vasta programação para o público mais novo. Nos jardins da Quinta das Lágrimas há teatro para infância, concertos, acções sobre prevenção rodoviária e até workshops de gastronomia para pais e filhos.

O Festival das Artes é uma iniciativa da Fundação Inês de Castro. Em 2015, na sua 7ª edição, o Festival das Artes foi escolhido pela Comissão Europeia para integrar a rede Europe for Festivals Festivals for Europe, que promove a visibilidade e o intercâmbio de experiências entre festivais de arte de toda a Europa.