quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pirandello na Zona J com Monica Calle, de 22 a 28 de Junho


De 22 a 28 de Junho, às 21h30, Monica Calle e a Casa Conveniente apresentam o espectáculo "Esta Noite Improvisa-se" de Pirandello, na Zona J, em Chelas, Lisboa.

Partindo de um modelo workshop/espectáculo, actores e não actores trabalham os textos durante o dia para uma apresentação ao público à noite. Pirandello sugere um esboço de acção, deixando espaço para uma contaminação entre texto e improviso. Tal como o autor sugere, o espectáculo desenvolve-se entre o teatro, a rua e outros espaços do bairro.

"Esta Noite Improvisa-se" foi apresentado há 6 anos no Cais do Sodré, tendo sido considerado pela imprensa e Associação Portuguesa de Críticos como um dos melhores espectáculos de 2009. A Casa Conveniente, agora na Zona J, pretende traçar uma cartografia dentro do próprio bairro, envolvendo as pessoas que ali vivem e não só, e unificando todo o trabalho e programação da Casa Conveniente / Zona Não Vigiada para 2015-2016. 

'Esta noite, a sala do teatro está cheia daqueles espectadores especiais que têm por hábito assistir à estreia de qualquer peça nova. O anúncio nos jornais e nos cartazes de um espectáculo insólito de improvisação provocou grande curiosidade em toda a gente. Só os senhores críticos dramáticos dos jornais locais a não deixam transparecer, porque crêem amanhã, poder vir facilmente a afirmar que se trata de uma enorme porcaria. Meu Deus! Uma coisa no estilo da antiga commedia dell'arte. Mas onde estão hoje os actores capazes de improvisar a partir de um esboço de acção?

Pontualmente, à hora prevista para o início, as luzes da sala apagam-se e a ribalta acende-se.'