terça-feira, 30 de junho de 2015

"FACES BY THE SARTORIALIST” por MATHIAS KISS


O Grupo Luxottica líder mundial no sector de óculos Premium e de luxo e Scott Schuman, fotógrafo, bloguer e fundador de The Sartorialist, têm o prazer de anunciar a sexta colaboração pela voz do artista, Mathias Kiss. 

O projecto digital intitulado “Faces by The Sartorialist”, começou em www.facesbythesartorialist.com e no Instagram@facesbythesartorialist.com e está a percorrer as capitais mundiais da moda, como Nova Iorque, Milão, Rio de Janeiro, Xangai e Paris, onde Scott Schuman está a seleccionar, para as suas inconfundíveis fotografias, personagens intrigantes e de tendência, que optam pelo uso de óculos Luxottica. Já há alguns anos, que os óculos de vista passaram a ser vistos, não apenas como uma necessidade prática, mas também como um acessório essencial para definir o estilo e a personalidade de quem os usa.

Para além disto, este projecto inclui trabalhos realizados por ícones da criatividade mundial, envolvidos em diferentes disciplinas artísticas, dos EUA, Itália, França, Reino Unido, China, Índia e Brasil, convidados a interpretar os óculos do ponto de vista do seu meio criativo. 


Na sua contribuição para o blogue Faces by the Sartorialist, Mathias Kiss criou uma “moldura”. Optando por um formato porta-retratos A4, ele inspirou-se na tabela de optótipos dos oftalmologistas e nos espelhos em geral. Um meio para a autorreflexão e percepção, o espelho é um dos temas recorrentes no trabalho deste artista talentoso criativo, que iniciou o seu trabalho nas artes decorativas.

Usufruindo da habilidade artística adquirida com os artesãos de Les Compagnons, Mathias Kiss viu o ouro como mais um bloco de construção na sua arte. Afinal, não é o acabamento folheado a ouro, o mais procurado numa armação? Apesar disso, este artista autodidacta ainda sente a necessidade de transgredir todas as regras que aprendeu como aprendiz e de exprimir o seu lado divertido, usando as técnicas de luzes e sombras, além daquela do trompe-l’oeil, para transformar efeitos ópticos simples, em arte.


Para o Faces by the Sartorialist, ele brincou invertendo as superfícies do espelho e da moldura. Quando olhamos para este objecto reflexivo com folha de ouro decorativa no centro servindo como espelho, a nossa visão fica distorcida e um número de efeitos são criados: a nossa silhueta torna-se uma reflexão difícil de distinguir enquanto o nosso rosto brilha.