quinta-feira, 25 de junho de 2015

Estreias de cinema de 25 de Junho de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Vice - Cidade Sem Regras

Vice é um local de lazer onde, a troco de uma generosa quantia de dólares, qualquer pessoa pode dar livre curso às suas fantasias mais dementes. Ao seu dispor tem andróides que, por parecerem autênticos seres humanos e reagirem como tal, são vítimas de todo o género de violência. Os actos não têm consequências, o que faz de Vice o local perfeito para todo o tipo de barbárie. Julian Michaels (Bruce Willis), o proprietário, é um magnata que fez fortuna à custa deste género de jogos e que hoje se pode dar ao luxo de viver à margem da lei. Mas quando o sistema operativo de Kelly (Ambyr Childers), uma das andróides usadas nas concepções mais violentas, começa a dar erro, ela começa a ter pensamentos próprios e memórias de situações vividas. Com a consciência surge também o instinto de sobrevivência... Assim que encontra uma oportunidade, Kelly põe-se em fuga. Nessa luta para se manter "viva", ela vai ver-se envolvida numa disputa entre Julian, o seu dono legal, e Roy (Thomas Jane), um polícia empenhado em acabar com a violência gratuita que, todos os dias, é encenada em Vice e depois replicada no mundo real.
Um "thriller" de ficção científica realizado por Brian A Miller ("Sombras da Justiça", "The Outsider"), segundo um argumento de Andre Fabrizio e Jeremy Passmore (criadores da história de "San Andreas"). 


Ted 2

Aos oito anos, John Bennett tinha um único amigo: Ted, o seu ursinho de peluche. Certa noite, o seu desejo de dar vida a Ted concretizou-se e eles tornaram-se companheiros de todas as aventuras. Os anos foram passando e eles crescendo lado a lado, dividindo alegrias e tristezas. A sua amizade, como qualquer relação longa, sofreu vários revezes, mas a cumplicidade venceu sempre e hoje os dois continuam inseparáveis. Quando Teddy, já numa relação estável com Tami-Lynn, o grande amor da sua vida, chega à conclusão de que chegou o momento de ter um filho, sabe que pode contar com John para uma ajuda fundamental: doação de esperma. Tudo parece correr como esperado até o tribunal decidir que, antes de assumir a paternidade, Ted tem de provar que é uma pessoa real e não um simples ursinho…
Sequela do filme de 2012, uma comédia mal-comportada também realizada por Seth MacFarlane (criador da série de animação "Family Guy" e realizador de "Mil e Uma Maneiras de Bater as Botas"). O elenco conta com Mark Wahlberg, Morgan Freeman, Liam Neeson, Amanda Seyfried, Jessica Barth e ainda a voz de Seth MacFarlane (Ted).


Madame Bovary

França, finais do séc. XIX. Emma é uma jovem pequeno-burguesa que sonha tornar-se uma das heroínas que encontra nos romances. Quando o seu destino se cruza com Charles Bovary, um médico de província que por ela se apaixona, a rapariga encontra aí a oportunidade por que sempre esperou para iniciar uma nova vida longe da quinta onde cresceu. Porém, logo após os primeiros meses de casamento, ela descobre em Charles toda a fraqueza e mediania que sempre detestou num homem. À medida que a relação entre ambos se torna mais íntima e a rotina se instala nas suas vidas, Emma sente-se mais distante do marido, que em nada se parece com as personagens heróicas das histórias. Frustrada e deprimida com a banalidade da sua existência, a jovem deixa-se enredar em paixões extra-conjugais que, ao invés de a fazerem sentir-se menos solitária, a levarão à ruína…
Adaptada da obra homónima escrita por Gustave Flaubert em 1856, uma história dramática que conta com argumento e realização de Sophie Barthes ("Alma Perdida") e com a participação de Mia Wasikowska, Ezra Miller, Henry Lloyd-Hughes, Rhys Ifans e Paul Giamatti.
O romance de Flaubert, para além de célebre por ser considerado uma das primeiras obras da literatura realista, ficou também marcado pelo escândalo e controvérsia que provocou à data da sua publicação. Apesar de acusado de ofensa à moral e à religião pelo Governo francês, Flaubert acabou por ser ilibado de todas as acusações.