sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Antígona no Teatro Nacional D. Maria II


O Teatro Nacional D. Maria II reabre portas amanhã com a estreia, na Sala Garrett, de Antígona, de Sófocles, com encenação de Mónica Garnel. Com um elenco composto por mais de 10 atores, o espetáculo estará em cena de 14 de Setembro a 6 de Outubro.

A partir de uma cidade que vai adoecendo, Mónica Garnel propõe um espetáculo que procura a vertigem à medida que o conflito sobe, questionando temas intemporais que o texto de Sófocles, escrito por volta de 442 a.C., levanta: justiça, direitos humanos e direitos do poder instituído.

“Interessa-me tratar este clássico na sua atualidade, por um lado, e na sua humanidade, por outro”, refere Mónica Garnel, encenadora. “Vejo aqui, nesta possibilidade de interrogar o carácter humano, a âncora e âmago deste espetáculo, suportado no trabalho dos atores, aos quais se coloca o desafio de retratarem e atualizaram estas personagens arquetípicas, explorando as suas contradições, dúvidas e ímpetos.”, acrescenta.

Antígona tem estreia marcada no âmbito do Entrada Livre, iniciativa que marca o início da temporada 2019-2020 do D. Maria II, com dois dias de espetáculos e atividades de entrada gratuita. No dia de estreia, o espetáculo terá entrada livre, mediante levantamento de bilhetes na bilheteira Teatro, a partir das 12h do próprio dia (limite de 2 bilhetes por pessoa). De 18 de Setembro a 6 de Outubro, Antígona regressa à Sala Garrett, de quarta a domingo.