sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Masterclasses Cogito



Depois do enorme sucesso dos últimos anos, o Cogito regressa com mais uma edição e, ao longo de 10 semanas de promoção do conhecimento existirão 16 eventos e mais de 35 ideias que transformam. As sessões, decorrem às terças-feiras, às 21H30, no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em, Oeiras. A entra é livre.

A edição de 2019 é mais abrangente e contará com a participação do filósofo José Gil, o economista Ricardo Paes Mamede, o pensador de cidades criativas Charles Landry, o sociólogo António Barreto ou o escritor Gonçalo M. Tavares, entre outros.

O Cogito desdobra-se ainda nas Tertúlias - «Os grandes desafios da juventude», a realizar nas escolas do concelho de Oeiras, para levar aos jovens o pensamento sobre o futuro.

Esta iniciativa termina com chave de ouro, no dia 16 de Novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark, com o festival Cogito – «ideias que transformam» apresentado pela dupla Eduardo Madeira e Manuel Marques.

Mas ouvir é apenas o primeiro passo. O mundo é consideravelmente mais rico com mais opiniões e mais ideias que transformam. Uma sociedade moderna mede-se pela capacidade de criar círculos virtuosos do conhecimento, em que aprendemos uns com os outros.

PROGRAMA:
O Futuro da Política
O digital e o político: populismo versus ecologia?
Com José Gil (filósofo)
24 Setembro. 21H30

O Futuro da Economia
O futuro do capitalismo é viver de crise em crise?
com Ricardo Paes Mamede (economista)
01 Outubro. 21H30 

O Futuro da Cidade
A Creative Bureaucracy
com Charles Landry (advisor to cities)
08 Outubro.  21H30

O Futuro da Humanidade
Será que as máquinas vão eliminar as doenças e a maldade?
com Gonçalo M. Tavares (escritor)
15 Outubro. 21H30

O Futuro da Cultura
De que falamos, quando falamos de Cultura?
com Cristina Farinha (socióloga)
22 Outubro. 21H30

O Futuro da Sociedade
Nunca mais haverá famílias como antigamente?
com António Barreto (sociólogo)
29 Outubro. 21H30

Informações: