sábado, 14 de setembro de 2019

Receitas da Semana



Receitas da Semana


Lombo de porco recheado com ameixas pretas acompanhado de puré de maçã

Ingredientes

600 g de lombo de porco limpo
12 ameixas pretas sem caroço
1 colher (café) de sal
Pimenta preta acabada de moer q.b.
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sumo de 1 laranja
Fio de cozinha

Para o puré:

4 maçãs reinetas
2 cravinhos
1 casca de limão
1 dl de água

Preparação

Aqueça o forno a 180ºC. Corte o lombo ao meio de modo a obter um bife grande. Espalhe sobre ele as ameixas, feche de novo o lombo, ate-o com fio de cozinha e disponha-o numa assadeira. Tempere o lombo com o sal e pimenta, o alecrim, os alhos descascados e esmagados, o azeite, o sumo e a casca da laranja. Leve a carne ao forno durante 45 minutos, virando-a uma vez por outra e regando-a com o próprio molho.
Prepare o puré de maçã: descasque a fruta, corte-a ao meio, retire as sementes e corte-a em gomos grossos para um tacho. Junte-lhe os cravinhos, a casca de limão e a água. Tape e deixe ferver durante 15 minutos. No fim da cozedura, elimine os cravinhos e a casca de limão e reduza tudo a puré.

Quando o lombo estiver assado tire do forno, corte em fatias e sirva acompanhado com o puré de maçã.


Crepes com gelado e chocolate

Ingredientes

500 ml de Leite
250 g de Farinha
3 Ovos
40 g de Manteiga
60 g de Açúcar
Sal

Molho de Chocolate Quente:

100 g de Chocolate para Culinária
Leite 
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de chá de Açúcar

Preparação

Misturar tudo muito bem . Deixar a massa repousar durante algum tempo antes de fazer os crepes. Untar com óleo uma frigideira, de preferência baixinha, e deitar um pouco de massa, de modo a cobrir finamente toda a base da frigideira.
Quando começar a escurecer nas extremidades, e com a ajuda de uma espátula, virar para tostar ligeiramente do outro lado.
Se tiverem a referida máquina, devem untar a base com óleo e deixar aquecer até a luz piloto apagar. Nessa altura devem virar a base e mergulhar na taça com a massa.
Deixar escorrer um pouco e voltar a encaixar a base no suporte. Passados breves instantes, virar o crepe com a ajuda da espátula.
Molho de Chocolate Quente: Deitar tudo num tachinho e ir mexendo sempre, em lume brando, até se obter a consistência desejada.
Passo 6: Colocar um crepe num prato e, no meio, colocar uma bola de gelado. Fechar o crepe. Cobrir com molho de chocolate.