terça-feira, 24 de setembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Esta semana vamos abordar o tema: AVC (Acidente Vascular Cerebral), especialmente os principais sinais de alerta e do que fazer perante uma situação semelhante. 

Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), o AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que o AVC é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas, anualmente, a nível mundial. São dados estatísticos aos quais não podemos ficar indiferentes.

Para melhor se compreenderem os mais importantes sinais, vamos perceber o que é o AVC.

O AVC é desencadeado por uma descida repentina do fluxo sanguíneo que é responsável pela irrigação do cérebro. Maioritariamente é provocado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro (AVC isquémico), mas também pode ocorrer pela ruptura do mesmo (AVC hemorrágico). A principal causa para estas alterações ao nível dos vasos sanguíneos é a acumulação de placas de gordura nas paredes das artérias (a chamada aterosclerose). O bloqueio (AVC Isquémico) ou ruptura de um vaso sanguíneo (AVC Hemorrágico), faz com que essa zona cerebral não receba oxigénio, o que leva à morte celular. 

Deste modo, chegamos aos Sinais e Sintomas que o corpo manifesta e aos quais devemos estar alerta:

- Face: A face pode ficar assimétrica de uma forma súbita, um dos lados do rosto pode estar dormente ou descaído. Poderá ser melhor percebido se a pessoa tentar sorrir;
- Força: A pessoa pode ter dificuldade em movimentar um dos braços ou pernas, perder subitamente a força ou ocorrer uma súbita falta de equilíbrio;
- Fala: a fala pode ser incompreensível ou de difícil percepção e/ou o discurso não fazer sentido;
- Falta de visão súbita: Pode ocorrer uma diminuição súbita da visão num dos olhos ou ambos, bem como pode surgir visão dupla;
- Forte dor de cabeça: Pode ocorrer uma dor de cabeça súbita e muito intensa, sem causa aparente.

Quando algum destes sinais e sintomas ocorre, individualmente ou em conjunto, deve-se ligar imediatamente para o 112 e receber Assistência Médica.

Nunca desvalorize este tipo de Sintomatologia. Quanto mais rapidamente for assistido mais probabilidade tem de ser salvo.


Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.