terça-feira, 17 de setembro de 2019

LEGO e Mark Ronson juntam-se pela criatividade


O Grupo LEGO lança hoje a campanha Rebuild the World, com o objetivo de fomentar as capacidades criativas dos construtores de amanhã. O projeto é apresentado hoje num grande evento em Billund, com a participação de várias personalidades de vários âmbitos criativos.

Como o músico Mark Ronson, que hoje se encontra com uma centena de crianças na LEGO House em Billund para explorar o poder único da criatividade e a quem se juntará David Aguillar, o jovem de 19 anos que nasceu com um braço deformado e “reconstruiu o seu Mundo”, criando várias próteses com peças LEGO.

“Toda a minha carreira lidei com pessoas brilhantes e procurei descobrir até onde nos podia levar a nossa imaginação. A campanha Rebuild the World é uma grande oportunidade para ajudar a inspirar as próximas gerações, que são quem vai moldar o futuro, desde a maneira como vivemos à música que ouvimos”, explica Mark Ronson.

O Grupo LEGO acredita que todas as crianças nascem com diversas qualidades criativas para a resolução de problemas, mas é preciso fomentar desde cedo essa criatividade, para que se possa transformar numa capacidade para toda a vida. O Fórum Económico Mundial coloca a resolução criativa de problemas numa das três principais características que o mercado laboral vai requisitar a partir de 2020. Brincar com a imaginação ajuda as crianças a aprender a inovar, a resolver problemas e a desenvolver o pensamento crítico ao longo das suas vidas.

A Mark Ronson uniram-se também representantes de outros campos criativos, para debater a razão por que é mais importante do que nunca, potenciar a imaginação como uma capacidade-chave para que os “construtores” de amanhã tenham sucesso num futuro em constante mutação.

Julia Goldin, Directora de Marketing Global do Grupo LEGO, destaca que “a campanha Rebuild The World mostra até onde nos pode levar a imaginação e homenageia a criatividade natural das crianças. Queremos encorajar os mais novos, em todo o Mundo, a desenvolver e a reter estas características à medida que crescem. Com esta campanha, queremos inspirar pessoas de todas as idades a dar asas à sua própria criatividade para criar um mundo de possibilidades infinitas, a brincar com LEGO”.

Entretanto, o designer e inventor britânico Dominic Wilcox organizará também uma série de workshops com a temática Rebuild The World. Juntamente com outros criativos, vai desafiar crianças a reimaginar lugares emblemáticos, criar invenções e resolver problemas quotidianos, tudo com peças LEGO, para que posteriormente, outros profissionais do Grupo LEGO possam transformar em realidade as suas ideias incríveis. “Quem sabe o que pode surgir hoje… uma casa com um balão de ar quente no lugar do telhado? Um carro com longas pernas para saltar por cima do trânsito? Ninguém interpreta o Mundo como as crianças e estamos ansiosos para ver que tipo de resultados podemos obter”, diz Dominic Wilcox.

O sistema LEGO é, há décadas, uma plataforma inquestionável de expressão criativa e resolução de problemas através da imaginação. As crianças não pensam apenas no que podem construir, mas também no que podem experimentar, falhar, reconstruir e repetir… de que forma podem ultrapassar as regras do real e saltar as barreiras. É este o ciclo da criatividade humana e a essência do sistema LEGO.

Criada pela agência interna do Grupo LEGO com a BETC Paris, Rebuild The World é a mais ambiciosa campanha global da história da marca. Realizada pela galardoada Traktor, a aventura segue a perseguição de um coelho muito esperto e um caçador azarado e desenrola-se num tipo de mundo que só se consegue criar a brincar com LEGO. Todas as personagens, animais e veículos são baseados num brinquedo LEGO já existente, por isso, há cabeças que rodam a 360º, objectos do dia-a-dia estão sobre dimensionados e um barco pode, de repente, começar a voar com uma pequena ajuda de uma palmeira… pode ver o vídeo na íntegra aqui.



Para conhecer em pormenor a campanha Rebuild The World pode consultar a página www.LEGO.com/Rebuild-The-World.