segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Colapso emocional

Olá e bem vindos a mais este artigo.

A mente humana funciona entre critérios e vive em conformidade com padrões aceites como sendo os ideais para que sinta felicidade. Muita coisa entra em funcionamento e faz com que pare ou avance, mas existe um conjunto que ganha particular destaque: as emoções.

Neste artigo vamos falar do lado negro das emoções e o impacto que têm na mente humana, estimulando-a a entrar em colapso.

Começo por convidar a visualizar um mecanismo perfeito, interligado por rodas que se unem e funcionam em conjunto. Este mecanismo funciona numa determinada velocidade e dentro de critérios de aceitação muito específicos. Com o tempo alcança um tempo ideal de funcionamento, identificando a velocidade adequada para funcionar no que é considerado habitual. Este é o ponto de conforto e onde o mecanismo aceita ser o seu ponto de equilíbrio. Tem esta designação porque com o passar dos anos, habituou-se a funcionar numa determinada velocidade e por isso, a articulação que faz entre todas as rodas, acontece no conhecimento da realidade e da verdade.

Mas...
Existem situações e momentos, no qual o mecanismo fica perante a exigência de aumentar a velocidade e dar uma resposta diferente ao que seria esperado, sentindo a pressão de manter o mesmo nível de eficácia, apesar de as condições terem sido alteradas.

Nestas situações, o treino e a formação vão confirmar-se essenciais, porque dessa forma o mecanismo vai estar preparado para lidar com qualquer situação, seja esperada ou inesperada.

É uma forma de ver o futuro, porque a ausência de treino é sinal que está a abdicar da formação.

Retornando à mente humana, podemos ver o seu funcionamento emocional, como a exposição do nível de consciência que tem do seu lado invisível, significando que o seu menor ou maior à vontade, para gerir momentos de baixa, média e alta intensidade, é o resultado da preparação que faz a pensar no bem-estar futuro.

Colapso Emocional
Tudo está em movimento e cada instante vai sempre anteceder o próximo momento de decisão, ou seja, o movimento de cada emoção deve estar em sintonia com o estilo de pensamento que estiver no controlo da acção.
Quando perde o auto-controlo, permitindo que a sua mente fique desalinhada e em ruptura. Da mesma maneira que a flor ao ficar fechada, não consegue apanhar a energia do sol, a mente ao entrar no estado de colapso emocional, fica fechada dentro de si mesma, envolta no medo do que estimulou o inicio da quebra emocional.

Recordar que a mente funciona com padrões assentes no que considera e aceita ser verdade e real, vai permitir que compreenda o seu funcionamento interno, ter a consciência do seu registo e identidade emocional. Além disto, vai poder ter a noção do seu nível de inteligência e de aptidão emocional, pontos fundamentais para que saiba reconhecer os sinais que recebe e que alertam o inicio do colapso.

O peso do passado ou seja, das memórias que acumulou dentro de si, são a base das decisões que toma e vão expor o seu lado invisível, comunicando através de linguagem corporal, verbal e energética, o que está a sentir nesse momento. Uma das formas mais simples é gerir o espaço mental, organizando-o e rotulando cada memória, para que ao serem accionadas, possa ser compreendidas e integradas no presente. Recorde que as memórias aconteceram no passado e é a sua mente a colocá-las no presente, na procura de poder decidir o melhor futuro. A nossa existência é contínua e acontece, independentemente do que esteja a pensar e a sentir, o que significa que já que vai pensar e sentir, faça-o bem e de forma a que aprecie e contemple a sua vida.

Ter a consciência de que o colapso emocional é uma condição do ser humano e deve ser vista como uma forma de regulação interna. Da mesma forma que a barragem abre as comportas para manter a sua integridade, a mente ao sentir um aumento drástico no nível emocional, tem que actuar para manter a sua sobrevivência e o colapso emocional é um sinal que atingiu o seu limite de tolerância e de capacidade, devendo de imediato tomar as medidas necessárias para que retome ao equilíbrio interno, a todos os níveis.

Confiança e à Vontade
Os Campeões existem e são vistos como exemplo de sucesso, mas recordo que são pessoas como todas as outras. Desmistificando o seu sucesso, e dividindo-o em fases para melhor compreensão, são pessoas que treinam todos os dias, que estruturam o seu tempo para que seja rentabilizado a nível de aperfeiçoamento pessoal e consigam estar preparados para o momento exigente de estarem ao melhor nível do seu potencial elevado. Porém e apesar de todo o sucesso, precisam de ir ao WC e por isso, afirmo que são semelhantes sem serem iguais aos demais e por isso, existem as 3 categorias: vencidos, vencedores e Campeões...

O Factor do Colapso e o Impulso Positivo
No link em anexo vai poder acompanhar as diferentes fases do colapso e chamo particular atenção para o inicio porque só se vai aperceber dele, quando já estiver "confortavelmente" instalado. Outro ponto que deve observar é o papel do "apaziguador" que intervém e ajuda a orientar o colapso para o aumento dos níveis de confiança, à vontade e atitude.

Como pode confirmar conseguir lidar com o aparecimento do colapso e provar a si mesma(o), que consegue gerir e manter a integridade mesmo em situações de exigência elevada, vai permitir-lhe que crie as memórias associadas ao sucesso e à vitória, fazendo com que mesmo nas derrotas (fazem parte da vitória) saiba o que fazer para manter o foco, o discernimento e a percepção de quem é.

Aproveita ao máximo esta semana e expande tudo o que és!
  
Nuno Reis

geral.coachnuno@gmail.com

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno Reis, tenho 42 anos e sou um empreendedor que acredita e ousa fazer acontecer.

Desde 2006 que trabalho na área de desenvolvimento pessoal, tendo-me especializado no acompanhamento e fortalecimento mental e emocional, contribuindo para a melhoria de funcionamento pessoal e profissional.

Profissionalmente divido o meu tempo entre áreas que estão relacionadas com o sucesso e o bem-estar. Sou Director de Recursos Humanos na Imobiliária ByNunes Privilege, tendo como funções o recrutamento, selecção e integração; desenvolvo o meu projecto de coaching em sessões individuas e em palestras motivacionais; sou gestor de carreiras (associado ao coaching) e Relações Públicas no futebol profissional. Para além destas responsabilidades e oportunidades, trabalho as redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram, colaborando com jornais, sites e blogs com artigos de opinião relacionados com a área comportamental e desenvolvimento pessoal.

Falando um pouco de mim, sou alguém igual a qualquer outra pessoa, procuro ser feliz, sentir-me realizado e feliz com que faço, sou e consigo. Com 42 anos, vivo em Almada e trabalho por todo o mundo, presencial e online, conseguindo desta estar a realizar o meu principal chamamento que é ajudar o maior numero de pessoas a conseguirem sentirem-se felizes, orgulhosos de si e de bem consigo, com o mundo e a vida.

Os meus hobbies são variados, estando relacionados com a natureza, arte e celebração da vida. Aprecio caminhadas, passear, estar com amigos, conviver, ler, escrever, ir ao teatro e ópera, reflectir na vida ou simplesmente estar sem fazer nada. Ajudo socialmente algumas instituições, no apoio logístico ou de imagem, conseguindo desta forma sentir a alegria de ajudar de forma genuína o mundo que tanto me oferece e proporciona.

Convido a conhecerem o meu trabalho e a enviarem-me todas as questões que tenham. Partilho com todos os links de onde me podem encontrar. Gratidão pelo carinho e recorda sempre: nasceste para ser feliz, para ter sucesso e para seres sucesso. Desta forma a vida faz sentido 😉