terça-feira, 17 de setembro de 2019

O Jornalista Desportivo - O regresso da trilogia de Richard Ford



O Jornalista Desportivo marca o início da trilogia que afirmou o autor como uma das vozes mais importantes da literatura americana contemporânea.

No início dos anos 80, Richard Ford inspirou-se na sua experiência profissional na revista de desporto Inside Sports para escrever o romance que catapultaria a sua carreira de escritor: O Jornalista Desportivo. A Porto Editora tem vindo a publicar a obra deste que é um dos grandes nomes da literatura americana e, a 19 de Setembro, reedita, com nova tradução, este romance fundamental que inicia a chamada Trilogia Bascombe. Seguir-se-ão mais tarde os famosos O Dia da Independência (Prémio Pulitzer e PEN/Faulkner) e A Pele da Terra.

Narrador irónico e subtil da sociedade americana contemporânea, Richard Ford tem vindo a ser distinguido com inúmeros galardões nacionais e internacionais, entre eles o Prémio Princesa das Astúrias 2016: «A forma minuciosa das descrições, o olhar sombrio e denso sobre a vida quotidiana de seres anónimos e invisíveis conjugam a desolação e a emoção das suas histórias», considerou o júri do Prémio. 

SINOPSE
Frank Bascombe tem trinta e oito anos, uma namorada mais nova e um trabalho como jornalista desportivo. Para muitos homens da sua idade, isso seria motivo de alegria; porém, o desespero ronda-o a cada volta, lembrando-o das suas recentes perdas: o divórcio, a morte do filho mais velho e o ruir do sonho americano – uma vida pacata, na pequena cidade de Haddam, New Jersey.

Implacável testemunho dos desencantos inevitáveis e da corrosão das ambições, O Jornalista Desportivo é um romance magistral que, ao ser publicado em 1984 – iniciando a que mais tarde viria a ser chamada «Trilogia Bascombe» –, projectou Richard Ford para a primeira linha dos
escritores americanos.

PVP: 17,70 €