quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crónica de Actualidade Politica - Argentina Marques


Eleições Legislativas 2019: Propostas apresentadas pelos novos partidos políticos

Focando-se os meios de comunicação social essencialmente nas propostas dos partidos com assento parlamentar, considero pertinente dar espaço aos novos partidos políticos que surgem como candidatos pela primeira vez as eleições legislativas. Ainda mais que, ao contrário do defendido por alguns partidos de maior dimensão sobre o excessivo tempo de antena dado aos partidos de menor expressão, o esclarecimento dos eleitores sobre os novos partidos vai permitir uma maior reflexão e por conseguinte uma melhor tomada de decisão.
Neste sentido, irei hoje analisar o programa de 2 destes novos partidos e na próxima crónica os restantes 2.

Partido Iniciativa Liberal
O Partido Iniciativa Liberal foi fundado em 2017 e concorreu pela primeira vez as Eleições Europeias de 2019.
Relativamente ao seu Programa para as Eleições Legislativas de 2019, as suas principais propostas passam por retirar o Estado da Economia, através por exemplo da privatização de empresas públicas, provocar um Choque Fiscal, com a eliminação da dupla tributação e simplificação fiscal e proporcionar Liberdade de Escolha aos cidadãos, como ADSE para todos.
A Iniciativa Liberal defende ainda a reforma do Sistema político e tornar Portugal um país mais competitivo e sustentável, quer pela alteração da base regulamentar das políticas ambientais, quer pela produção descentralizada de energia.
Aposta ainda na descentralização da gestão das escolas e do património do estado e lança a inovação do Salário Mínimo Municipal.

Partido Chega!
Fundado em 2019, o partido Chega! concorreu igualmente as Eleições Europeias pela primeira vez (integrando a coligação Basta!) e agora as Eleições Legislativas.
Quanto ao seu Programa, é acusado de plágio de 3 parágrafos do Programa do extinto Partido da Nova Democracia, afirmação confirmada pelo próprio André Ventura que admite ter sido a mesma pessoa a escrever os Programas dos 2 partidos.
Este partido apresenta ainda uma campanha de Crowdfunding (recolha de fundos) na sua página de Internet e debate-se com algumas propostas que considero extremistas como por exemplo a Criação do Ministério da Família, a extinção do Ministério da Educação e o fim imediato do apoio do Estado ao aborto e a cirurgias de mudança de sexo, bem como a introdução da Pena de Prisão Perpétua. 
Relativamente a Saúde, defende que o Estado deve ter essencialmente uma função de arbitragem, de regulação e de inspeção e algumas medidas que já estão implementadas a anos no sector público, como por exemplo um sistema de compras centralizado no SNS.

Apresentação Argentina Marques

O meu nome é Argentina Marques, tenho 44 anos e sou Economista. 

Atualmente sou Diretora Financeira da Nova SBE e nestes últimos anos especializei a minha atividade profissional na Gestão Orçamental, em entidades como o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e a Direção Geral do Orçamento. 

A paixão pela intervenção pública levou-me a abraçar desde jovem a participação em Órgãos Autárquicos e Associativos, bem como o comentário político na rádio Sesimbra FM e em diversos jornais como o Sesimbrense, Jornal de Sesimbra, Nova Morada e Sesimbra à Quinta. 

Nas últimas eleições autárquicas liderei a candidatura de um Movimento Independente de Cidadãos, experiência que considero muito enriquecedora no seio da democracia portuguesa.