sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Prémio Literário José Saramago celebra 20º aniversário


O Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores e que distingue bianualmente uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, completa este ano o seu 20º aniversário.

Este é um prémio que celebra o Nobel de Literatura de 1998, José Saramago, e que se destina a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo, à criação e dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia.

Em 1999, ano em que foi pela primeira vez atribuído, premiou o escritor Paulo José Miranda. Desde então já distinguiu os seguintes nomes: José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks.

"A Fundação Círculo de Leitores, ao criar este prémio, criou – espero eu que assim seja – um instrumento mais para a defesa da língua. É que, quando nós falamos na língua, estamos sempre a pensar na nossa língua lá fora. Quer dizer, a difusão, a promoção, os leitorados, os cursos, tudo isso lá fora. Mas há que levar em conta que a língua começa por defender-se cá dentro." José Saramago