quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Crónica de Viagens - Jorge Santos


Já cheira a Natal? 

Para mim sim...Como eu adoro a frase “ Natal é sempre que um Homem quiser”....

Se existem pessoas que vibram com o Natal, sem dúvida eu sou uma delas. Mal acaba o Agosto, começo a ficar ansioso para que chegue o Outono. Que bom é sentir o cheiro da terra molhada, a neblina matinal, as árvores pintadas de várias tonalidades, adoro! Adoro ver filmes de Natal embrulhado numa manta, beber um chocolate quente ao som do crepitar de uma lareira. 

Nessa perspectiva, e por esta altura, gosto de apanhar um avião até Paris e respirar tudo o que a cidade tem para nos oferecer. E mais curioso, é que Paris, a cada viagem que façamos surpreende-nos cada vez mais. Pernoito sempre uma noite, e de manhã bem cedo, vou directamente para a gare de I’est apanhar o TGV, que me transporta durante 2 horas (540 kms) directamente até Estrasburgo, uma das minhas cidades de eleição, afim de contemplar os seus maravilhosos mercados de Natal. 


As ruas e prédios engalanados a rigor, transportam-nos para um desses contos de Natal imaginários. O cheiro do vinho quente com canela, as bolachas de gengibre, os crepes de chocolate, as milhares e milhares de bancas com elementos decorativos, enfim... só visto e sentido...

Mas não só...
Se estamos em Estrasburgo, impossível não ir até à bela cidade de Colmar. Mais uma cidade tirada de um qualquer baú de brinquedos, ou de um livro de histórias encantadas. 

Com uma arquitectura própria e tipicamente alemã, ladeada por Lagos e canais, fazem desta cidade um destino obrigatório a visitar, um autêntico postal de Natal.


Se querem perceber o que digo, basta ver o video abaixo e apreciar “Lá Magic de NOEL Colmar” o vídeo tem pouco menos de 1 minuto e meio, mas deixa-nos água na boca.


Também por estas bandas, existem inúmeras adegas, ou não estivéssemos nós em plena rota dos vinhos da Alsácia! Recomendo uma visita, com respectiva degustação.

E porque estamos na fronteira com a Alemanha, porque não uma breve visita dos mercados de Natal de Friburgo. Não se vai arrepender.


Alugar um carro e aventurar-se num passeio pela fantástica floresta negra, também é uma excelente opção. Com sorte, é bem provável que esteja bem vestida de Branco por estas alturas.

Adoro igualmente  visitar as fábricas de relógios de cuco, bem típicos da região, assim como experimentar muitas das iguarias da cozinha tradicional alemã.


E lá está, o meu grande pecado mortal é mesmo uma loja de Natal que existe por estas bandas, que é tão cara, tão cara, que ao longo de 20 anos, ainda só consegui decorar meia árvore de Natal, a outra metade viro para a parede... 

O nome ? Bem, esse é segredo, caso contrário sou acusado de fazer publicidade, ou ganhar comissão. Posso no entanto dar a dica, que essa cadeia existe também na bela cidade de Bruges, mas não só...


Sugestão, recomendo está viagem, na última semana de Novembro, primeira de Dezembro. Tenho a certeza que o vosso Natal vai ser mágico depois de visitar estas cidades.

Ficou convencido ? Então venha daí e não se vai arrepender...  oh oh oh ....


Apresentação Jorge Santos

O meu nome é Jorge Santos, tenho 48 anos e trabalho na Agência Abreu há mais de 33 anos. A minha paixão é a família, e o Mundo, afinal de contas a minha verdadeira casa ao longo dos tempos. Como coordenador nacional dos grupos de lazer da Abreu, acompanho inúmeros clientes por esse mundo fora, assim como construção de viagens à medida e respectivas viagens de inspecção.

O que vou tentar transmitir através de alguns artigos, são simplesmente sentimentos e experiências vividas na primeira pessoa, e não falar tanto da vertente organizativa da viagem em si.