quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Estreias de cinema de 12 de Setembro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Amazing Grace

Com um nome tirado do hino cristão com letra de John Newton, "Amazing Grace" é um disco ao vivo de Aretha Franklin, gravado na New Temple Missionary Baptist Church de Los Angeles, em Janeiro de 1972. A filmar a actuação para um documentário estava Sydney Pollack que, por não se ter usado uma claquete para sincronizar o som e a imagem, nunca chegou a completar o filme. Mas antes de morrer, em 2008, o realizador entregou as imagens captadas, que foram sincronizadas ao longo de dez anos e acabaram por sair também após a morte da cantora, que ocorreu em 2018. É este o resultado, mais de 45 anos depois.



O Pintassilgo

Aos 13 anos, Theodore Decker sobrevive a um atentado terrorista num museu. A mãe dele, porém, morre. Enquanto está a abandonar os destroços, encontra e leva para casa "O Pintassilgo", um quadro a óleo do holandês Carel Fabritius pintado em 1654. Essa lembrança leva-o a entrar no mundo da falsificação de arte. 

Baseado no livro homónimo de Donna Tartt, lançado em 2013, que lhe valeu o Pulitzer em 2014, um filme do irlandês John Crowley ("Brooklyn") com guião do dramaturgo inglês Peter Straughan, responsável por filmes como "A Toupeira" ou "Frank". À frente de um elenco que inclui Nicole Kidman, Sarah Paulson, Luke Wilson, Jeffrey Wright ou Finn Wolfhard está Ansel Elgort, da saga "Divergente" e "Baby Driver - Alta Velocidade". 



O Quarto dos Desejos

Um casal nova-iorquino de 30 e alguns anos decide sair da grande cidade para encontrar um estilo de vida mais simples e autêntico. Na casa em que encontram no New Hampshire há um quarto que, descobrem eles, poderá concretizar qualquer desejo que eles tenham. Primeiro vêm as posses materiais, depois chega aquilo que nunca conseguiram ter, um filho. Só que nada que o quarto dá é simples ou grátis.

Com realização do francês Christian Volckman, um filme de mistério e ficção científica com a ucraniana Olga Kurylenko e o belga Kevin Janssens nos papéis principais.