sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Festival Santa Casa Alfama’19



É já esta sexta-feira que o Santa Casa Alfama regressa para celebrar o Fado. Está tudo a postos para o coração de Alfama receber todos os amantes da canção mais lusa. Para estes, é importante relembrar alguma informação útil: é essencial chegar cedo a Alfama, já com o itinerário organizado para que não percam nenhum concerto. Os horários e mapa das salas já estão disponíveis no site oficial do Festival.

Tozé Brito sobe ao palco juntamente com Cláudia Picado no Festival Santa Casa Alfama. Cláudia apresenta num dueto inédito com o cantor, um tema que Tozé Brito compôs propositadamente para a fadista. Autor e compositor de “Café dos Teus Olhos”, Tozé Brito fez também parte de toda a produção de “Reflexo”.

Tozé Brito sobre Cláudia Picado:
«Há mais ou menos 5 anos a Cláudia veio ter comigo e disse-me que gostaria muito de ter um tema meu para o seu novo álbum. De imediato aceitei. A empatia e amizade entre nós foi crescendo e fui sempre acompanhando todo o trabalho. Quando sinto afinidade e gosto muito das pessoas isso facilita muito o trabalho, e foi assim que surgiu esta história de amor e mais tarde a ideia de gravarmos este dueto. O “Café dos Teus Olhos” é uma canção especial para uma pessoa especial. Foi composto tendo em conta o gosto da Cláudia e todo o conceito do disco. Espero que todos conheçam e cantem connosco.»



Serão mais de 50 concertos em 12 palcos espalhados pelo Bairro de Alfama, dos consagrados aos nomes emergentes, dos Fadistas, mas também daqueles que, não tendo o Fado na sua raiz, homenageando-o.

 Exemplo disso será o concerto de João Só, um espectáculo único desenhado especialmente para o Santa Casa Alfama, onde vai apresentar uma roupagem mais clássica das suas canções pop-rock e, inversamente, uma aproximação mais atual a alguns clássicos da música nacional. Para isso contará com os convidados Carlos Leitão, Pedro Flores e Zé Maria Souto Moura.




Outro momento muito especial será o concerto surpresa de Gisela João.

O Fado não tem geografia. É uma arte maior e que, no Festival Santa Casa Alfama é ainda mais elevada, num dos mais carismáticos lugares do país, envolvendo o público numa imensa celebração, fazendo vibrar as ruas de Alfama e dando uma outra vida a muitos dos seus espaços. A vivência do Festival é tanto maior, quanto mais o público se deixe surpreender pela descoberta, do Fado e da Cidade.

E é com este sentido que a edição de 2019 do Santa Casa Alfama preparou uma surpresa: o concerto de uma das Fadistas mais queridas do público, Gisela João, acontecerá de surpresa no Festival, sem que dia, hora e local sejam revelados antecipadamente, ao contrário dos restantes concertos, fazendo da vivência do Santa Casa Alfama uma experiência ainda mais estimulante.