sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Crónica de Desporto - Ricardo Dias


Campeonato Elite Futebol de Praia 

É neste fim de semana, nos dias 13, 14 e 15 de Setembro no Estádio do Viveiro na Nazaré que é conhecido o campeão Nacional da Divisão de Elite. Serão também conhecidas as equipas que vão descer à divisão Nacional, e as que subirão à Elite.
Sporting de Braga, tenta revalidar o título, contando nas suas fileiras com figuras de primeiro plano no panorama mundial, casos dos internacionais lusos Jordan, Bê Martins, Léo Martins e ainda dos brasileiros Boquinha, Bruno Xavier e Filipe. O Sporting Clube de Portugal, tenta voltar a ser campeão, venceu com todo o mérito a primeira fase e conta também nas suas fileiras com alguns dos melhores jogadores mundiais, Madjer, Coimbra, Belchior, o espanhol António, o Brasileiro Catarino e o guarda-redes Suíço Elliot. Grupo Desportivo de Alfarim e Grupo Recreativo Amigos da Paz (GRAP), vão lutar com toda a certeza por bons resultados contra as equipas profissionais de Braga e Sporting, e já com a certeza da manutenção pelo belo desempenho na primeira fase procurarão decerto uma classificação no pódio. Da parte do GRAP destaca-se um colectivo muito forte e organizado, com André Lourenço internacional português a destacar-se dos demais. O GD Alfarim, é o outsider desta fase e com um grupo bastante equilibrado e unido, onde 2 ou 3 unidades se poderão destacar com alguns pormenores técnicos e fazer a diferença em algum momento do jogo, vão querer mostrar-se e provar aos mais desatentos porque está na luta pelo título!

Quanto à fase de descida, prevê-se  jogos muito rasgadinhos na fuga à despromoção. Nacional e Casa do Benfica de Loures mais experientes nestas andanças, poderiam apresentar ligeiro favoritismo, na última época lutaram pelo título, mas não me parece que assim seja, pois pela frente vão ter a equipa do GD Sesimbra que me parece ao nível das duas estando muito forte e organizada, com jogadores com enorme qualidade. O Leixões muito maduro e habituado a estas andanças também não vai facilitar decerto a tarefa aos opositores, e fará uma final de cada jogo! 
Esperamos jogos com muita intensidade e qualidade, podendo assistir aos mesmos no canal 11, entre as 10h30 e as 15h00!

Apresentação Ricardo Dias

Natural de Alfarim, Concelho de Sesimbra nascido em 27/09/1981, pertenço a uma família de dirigentes, técnicos e jogadores de futebol.

Comecei a carreira de futebolista em 91/92, no GD Sesimbra, onde permaneci 3 épocas. em 94/95 ingressei no GD Alfarim onde efectuei 6 épocas nas camadas jovens e 6 nos seniores. 
Como treinador já são 20 épocas, todas em Alfarim, clube do coração, donde se destacam alguns títulos. 
Como jogador, campeão de juniores e seniores da 2°divisão e como treinador campeão distrital de Escolas, tetra campeão zona sul futebol de praia e campeão nacional de futebol de praia na pretérita temporada. Na temporada em vigor, continuo a ajudar o clube a escrever história, estando neste momento a disputar a fase final de campeão da Elite do futebol de praia com a equipa do GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz) e as profissionais Sporting de Braga e Sporting Clube Portugal.