terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Um olá muito especial a todos os leitores.

É impossível escapar a um dos temas na área de saúde que tem andado em várias manchetes nos meios de comunicação social: os esteróides.

Esta semana vou tentar desmistificar e explicar o que são os esteróides e para que servem.

Um esteróide anabolizante é uma substância artificial que tem como função substituir  e/ou imitar os efeitos das hormonas produzidas naturalmente pelo corpo – como a testosterona – e permitem aumentar a síntese proteica e o crescimento muscular.

Os anabolizantes, também conhecidos por esteróides anabólicos androgenos, são substâncias derivadas da testosterona. Estes hormônios servem para reconstruir os tecidos que se tornaram fracos devido a uma doença crónica ou danos graves, podendo ser também usados para o ganho de massa corporal magra ou de massa óssea em casos de doenças como a osteoporose.

Os esteróides anabolizantes acarretam muitos mais efeitos secundários prejudiciais à saúde do que os suplementos anabólicos naturais, sendo de prescrição médica obrigatória.

Entre esses efeitos secundários salientam-se a dislipidemia, as doenças cardiovasculares, problemas hepáticos, inclusive cancro, alterações de comportamento, aparecimento de acne e desregulação do sistema endócrino (hormonal).

Não é preciso ir muito longe para descobrir países onde o consumo de esteróides já é visto como um problema de saúde pública: são feitas campanhas de prevenção, é dada formação nas alfândegas e a lei pune severamente quem vende estas substâncias.

Enquanto em Portugal continuamos a fazer dos esteróides um tema tabu continua proporcionalmente a aumentar também o número de consumidores e inversamente diminui a fiscalização dos produtos que contenham esteróides.

Numa rápida pesquisa online encontra-se facilmente quem venda esteróides com promessas de rápido crescimento muscular e de conseguir alcançar o corpo tão desejado, mas se tudo isto é verdade, o reverso da moeda é igualmente negro através dos seus efeitos secundários.

Parte então de cada um de nós estar informado e informar quem nos rodeia sobre os seus perigos, e também discernir sobre as consequências de uma substância tomada mas não receitada por um médico.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.