terça-feira, 17 de setembro de 2019

The Monochrome Set editam Fabula Mendax



No final dos anos 70, The Monochrome Set faziam parte da primeira onda de bandas 'pós-punk'. Desde o início, a banda ganhou uma sólida reputação como fornecedora dum pop delicado, recebendo elogios de contemporâneos dos anos 80, como Morrissey e Edwyn Collins. É importante ressaltar que, nos anos posteriores, esse elogio continuou com artistas como Franz Ferdinand, The Divine Comedy e Graham Coxon, todos citando a banda como uma influência fundamental no seu próprio trabalho. O som de Monochrome Set costuma ser descrito como "atemporal", e isso explica por que, ao longo dos anos, a banda continuou a conquistar admiradores.

Fabula Mendax é baseado em manuscritos escritos no século XV por Armande de Pange, um companheiro de Joana d'Arc.

Enquanto Armande foge da sua família descontrolada, acaba por ser apanhada no caos da Guerra dos Cem Anos. Ela encontra e segue a enigmática Joan, tornando-se mais tarde parte de seu crescente grupo de seguidores. Enquanto viajam para o oeste na zona de guerra do norte da França, eles encontram uma mistura heterogénea de nobres intrigantes, cavaleiros belicosos, bispos nefastos e muitos supervilões, bandidos e renegados.



Isto é The Monochrome Set na sua forma mais ornamentada e, assim como este conjunto de Joana D'Arc, apresenta uma infinidade de violinistas, batedores, tocadores e lamentadores, cercando um núcleo central de notórios excêntricos.

O assombrosamente pop melódico remonta ao início do período TMS de Eine Symphonie Des Grauens, mas agora é complementado por uma orquestra de vampiros (periodicamente desempregados), cujo som de cha-cha-charnel se transforma em rimas carnais, enquanto santos e demónios viajam levemente através dos campos vermelhos escorregadios da liberdade.

Como em todos os álbuns de TMS, Fabula Mendax é ao mesmo tempo acessível e misterioso, optimista e sombrio, exuberante e sobressalente, e com letras que, como sempre, permanecem opacas.

TOUR
The Monochrome Set irão apresentar o novo disco em Portugal no dia 14 de Dezembro no TAGV, em Coimbra.