sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Crónica de Desporto - Ricardo Dias


Futebol juvenil - Para onde caminha?

Estamos no início de uma nova época, os treinos começaram em finais de Agosto, inícios de Setembro, iniciando-se a competição em finais de Setembro, meados de Outubro sendo que a competição terminará no final de Maio. 

Com toda a certeza, iremos ter mais uma época difícil, tal como as últimas, para todos os treinadores e dirigentes! Digo isto, pois nos últimos anos, apareceu um novo fenómeno, o dos pais "treinadores" e com filhos "Cristiano Ronaldo". Hoje em dia, uma parte significativa dos pais, leva os treinos, e/ou jogos a dar dicas sobre o que os meninos deviam fazer e complicam a vida a todos os responsáveis pelas equipas dos filhos! Já reflecti, sobre o assunto, pois fala-se que é desde que se pagam mensalidades nos clubes, mas para mim não é! E basta verificar como cada vez  menos se respeitam os professores, ou até mesmo como as pessoas se compreendem e colaboram entre si hoje em dia. Penso que se vivem tempos de pouco reconhecimento por quem dá o seu tempo, em prol da sociedade ou dos seus filhos! 
Os clubes tomam as suas medidas, na tentativa de estancar este fenómeno, havendo clubes que se um pai falar para o filho, sem ser para incentivar o mesmo ou a equipa, o seu filho sofre o castigo, ficando de fora na convocatória seguinte. Se continuar a verificar-se o mesmo tipo de comportamento o filho será convidado a sair e a procurar outro clube! 
Deixo o repto aos pais, deixei os vossos filhos divertirem-se e aprender com quem está mais preparado para tal, se assim não entenderem, invistam e tirem o curso de treinador, pois fazem muita falta aos clubes! 

Até para a semana, novamente com o tema futebol juvenil.

Apresentação Ricardo Dias

Natural de Alfarim, Concelho de Sesimbra nascido em 27/09/1981, pertenço a uma família de dirigentes, técnicos e jogadores de futebol.

Comecei a carreira de futebolista em 91/92, no GD Sesimbra, onde permaneci 3 épocas. em 94/95 ingressei no GD Alfarim onde efectuei 6 épocas nas camadas jovens e 6 nos seniores. 
Como treinador já são 20 épocas, todas em Alfarim, clube do coração, donde se destacam alguns títulos. 
Como jogador, campeão de juniores e seniores da 2°divisão e como treinador campeão distrital de Escolas, tetra campeão zona sul futebol de praia e campeão nacional de futebol de praia na pretérita temporada. Na temporada em vigor, continuo a ajudar o clube a escrever história, estando neste momento a disputar a fase final de campeão da Elite do futebol de praia com a equipa do GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz) e as profissionais Sporting de Braga e Sporting Clube Portugal.