sábado, 21 de setembro de 2019

Receitas da Semana


Receitas da Semana


Lombinho de porco folhado recheado com ricotta

Ingredientes

1 placa rectângular de massa folhada
1 lombinho de porco de cerca de 800g
1 embalagem de ricotta (250g)
8 folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta q.b. 
4 fatias finas de presunto
1 fio de azeite 

Preparação

Abra o lombinho numa placa, como um livro, ou peça que o façam no seu talho. Tempere com sal e pimenta dos dois lados. Numa taça, misture o queijo ricotta com o manjericão picado e uma pitada de sal. Deite o queijo no lombo de porco e feche com fio de culinária. 
Leve um tacho largo ao lume com um fio de azeite e sele o lombinho, em lume médio, por cerca de 10 min, virando o lombo de todos os lados. Deixe arrefecer. 
Quando estiver morno, retire o fio, coloque no centro da placa de massa folhada e cubra com as fatias de presunto. Feche o folhado, como um embrulho, selando bem as pontas. 
Leve ao forno por cerca de 30 min a 170º. 


Folhados de Maçã e Canela

Ingredientes

400 gr Massa Folhada 
4 Maçãs Grandes
100 gr Açúcar Amarelo
20 gr Manteiga
1 Limão
1 Ovo
Canela q.b.

Preparação

Lave, tire os caroços e corte as maçãs em fatias.
Ponha as maçãs numa frigideira, com um fio de sumo de sumo de limão (Umas 2 colheres de sopa), depois deite a manteiga, o açúcar amarelo e uma pitada de canela.
Deixe em lume médio, até as maçãs amolecerem cozinharem e caramelizarem um pouco.
Quando as maçãs estiverem boas, estenda a massa e ponha um pouco da mistura da maçã em metade do rectângulo e depois feche por cima com a outra metade.
Para folhados grandes, sendo a massa rectângular ou redonda, ponha no meio metade da massa de maçãs e depois dobre as pontas por cima para fazer um rectângulo fechado tipo uma embalagem.
Por fim, bata o ovo e pincele generosamente por cima de cada folhado e depois polvilha com mais canela e açúcar amarelo, leva a um forno pré-aquecido a por volta de 200ºC por 25 minutos até ficar bem dourado.