segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Olá e bem vindos a mais este artigo.

Falar sobre velocidade e direcção é abordar o resultado de sucesso e aquele que faz com tudo fique em dúvida. Tudo o que procuramos e pretendemos começa na vontade de alcançar o objectivo e de passar a meta, sendo que muitas vezes a estratégia está assente na velocidade e não na direcção.

Esta decisão de orientar energia em impulsos consecutivos e rápidos, aumentam a probabilidade de a qualidade de decidir seja colocada em causa e com isso, o alcançar do que é visto como prémio. A mente humana, nestes casos, funciona e fica activa, consoante o protocolo aceite como prioritário e essencial para que tudo aconteça de forma natural e bem sucedida. 

Neste ponto é importante saber o valor que dá a si mesmo(a) e o que vê como sendo ideal de perfeição. Sendo um processo, tudo está relacionado e o conjunto de experiências vivenciadas são a base do que é interpretado como sendo o caminho mais sensato e capaz. As transições entre cada fase do processo, ao ser vivido apenas em velocidade, origina consequências e resultados que podem criar a frustração de falharem ou de não estarem à altura do que é pretendido.

A questão é que estamos numa sociedade “micro-ondas”, onde a procura insana da perfeição e do momento ideal, fazem com que a velocidade seja a orientação base de tudo o que idealizado, visualizado e pretendido, criando instabilidade e ao mesmo tempo, o que visto como a “figa para a frente”, sem existir a necessária interpretação do que está a originar o desvio e a insatisfação. Cada momento deve ser visto como parte de um todo, razão que valida a importância de assumir a direcção como foco da velocidade e não o inverso.

A questão é que crescemos em velocidade crescente, acreditando que o único caminho é a rapidez de criação e de execução, fazendo com que padrões erráticos e de baixa qualidade, adquiram o estatuto de perfeição e de ideal. 

Alterar o protocolo interior

A mudança deve acontecer para que seja possível a adaptação à nova realidade, onde a direcção é o 80 e a velocidade o 20, conseguindo através desta actualização, uma forma simples e eficaz de melhorar resultados e qualidade de vida. Necessita de saber identificar oportunidades mas o mais importante é conseguir o maior e melhor aproveitamento para que consiga sentir a realização e a satisfação de as optimizar em resultados.

A implementação desta nova realidade é fundamental para que dê o salto na sua vida e alcance os objectivos que vão permitir a independência e emancipação. 

Cada momento é consolidação da direcção ou desvio da velocidade. Este facto é enquadrado quando a velocidade está no 80 e a direcção no 20, criando momentos de quebra de energia pelo facto de os objectivos não serem atingidos na forma que tinham sido idealizados e pretendidos. 

É possível alterar

Sim, desde que inicie o processo de rectificação e de adaptação, de forma consciente e no compromisso que vai permitir a alteração do sistema ou matriz central com que habituou a sua mente a decidir e a desenvolver acções. A correcta integração e o no equilíbrio, tudo fica mais simples, acessível e bem sucedido. A alteração está ao alcance de todos, desde que seja aceite como prioritário um novo estilo de vida. 

A grande questão é os resultados que tem obtido, em todas as áreas da sua vida, por estar a escolher a velocidade, razão que sublinha a importância de melhorar o seu rácio de aproveitamento das oportunidades. Para que isso aconteça, o primeiro passo é relaxar e oferecer a si mesmo(a) um momento de reflexão e de introspeção, para que identifique o padrão com que vive actualmente a sua vida. De seguida, a analise destes dados de forma realistas, imune à punição ou julgamento, controlando o chamamento de desvalorizar o imenso potencial que tem dentro de si. Dos dados recolhidos é o momento de iniciar uma simples e poderosa analise swot, onde vai poder escrever a base do que vai ser o seu renovado método e protocolo de decisão e de acção. Com esta informação entra no momento mais sensível de todo o processo: a adaptação e assimilação. O último ponto é delicado pelo facto de exigir o compromisso de manter a decisão de melhorar e ao mesmo tempo, ter o poder de activar o sistema de procrastinação que faz com que retorne aos “velhos hábitos”.

Portanto e para finalizar, tudo depende do que decidir e com isso, estamos a entrar em quem tem do seu lado, que confia e recebe conselhos e orientação. Para já, convido a começar por fazer uma autoanálise, tendo como pontos de orientação os que leu no paragrafo anterior. No próximo artigo vamos abordar influências!

Aproveita ao máximo esta semana e expande tudo o que és!
  
Nuno Reis

geral.coachnuno@gmail.com

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno Reis, tenho 42 anos e sou um empreendedor que acredita e ousa fazer acontecer.

Desde 2006 que trabalho na área de desenvolvimento pessoal, tendo-me especializado no acompanhamento e fortalecimento mental e emocional, contribuindo para a melhoria de funcionamento pessoal e profissional.

Profissionalmente divido o meu tempo entre áreas que estão relacionadas com o sucesso e o bem-estar. Sou Director de Recursos Humanos na Imobiliária ByNunes Privilege, tendo como funções o recrutamento, selecção e integração; desenvolvo o meu projecto de coaching em sessões individuas e em palestras motivacionais; sou gestor de carreiras (associado ao coaching) e Relações Públicas no futebol profissional. Para além destas responsabilidades e oportunidades, trabalho as redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram, colaborando com jornais, sites e blogs com artigos de opinião relacionados com a área comportamental e desenvolvimento pessoal.

Falando um pouco de mim, sou alguém igual a qualquer outra pessoa, procuro ser feliz, sentir-me realizado e feliz com que faço, sou e consigo. Com 42 anos, vivo em Almada e trabalho por todo o mundo, presencial e online, conseguindo desta estar a realizar o meu principal chamamento que é ajudar o maior numero de pessoas a conseguirem sentirem-se felizes, orgulhosos de si e de bem consigo, com o mundo e a vida.

Os meus hobbies são variados, estando relacionados com a natureza, arte e celebração da vida. Aprecio caminhadas, passear, estar com amigos, conviver, ler, escrever, ir ao teatro e ópera, reflectir na vida ou simplesmente estar sem fazer nada. Ajudo socialmente algumas instituições, no apoio logístico ou de imagem, conseguindo desta forma sentir a alegria de ajudar de forma genuína o mundo que tanto me oferece e proporciona.

Convido a conhecerem o meu trabalho e a enviarem-me todas as questões que tenham. Partilho com todos os links de onde me podem encontrar. Gratidão pelo carinho e recorda sempre: nasceste para ser feliz, para ter sucesso e para seres sucesso. Desta forma a vida faz sentido 😉