quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Últimas notícias do Sapiens


A paleontóloga e orientadora de investigação Silvana Condemi e o jornalista François Savatier juntaram-se para nos trazer as Últimas notícias do Sapiens. Este livro, que chegará às livrarias portuguesas na sexta-feira, dia 20 de Setembro, procura responder à pergunta: «O passado do Sapiens diz-nos algo de útil sobre o seu futuro?», ao mesmo tempo que esclarece a enigmática saga evolutiva humana.

Sinopse

O Homo sapiens é, decididamente, uma espécie curiosa. Pensava-se que tivesse aparecido algures na África Oriental há 200 mil anos e eis que a sua presença é detetada muito antes e em todo o continente. Julgava-se que saíra do seu berço há 80 mil anos, até se terem descoberto, na China, fósseis muito mais antigos. Além disso, a genética mostrou que há 400 mil anos partilhávamos o planeta com outras três espécies do género Homo, hoje desaparecidas e com as quais nos miscigenámos!
É pois urgente fazer o ponto da situação relativamente aos nossos antepassados e ouvir as últimas notícias do Sapiens. Dos australopitecos ao Neolítico, os autores contam-nos a fascinante saga de um estranho primata, transformado para todo o sempre pela evolução e pelo nosso bem mais precioso: a cultura.

Sobre os Autores

Silvana Condemi é paleoantropóloga e orientadora de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique (Universidade de Aix-Marseille). 
François Savatier é jornalista na revista Pour la Science, onde escreve sobre as ciências do passado. O livro anterior dos autores, Néandertal, mon frère, foi traduzido para várias línguas e ganhou o Grand Prix du Livre d’Archéologie 2017.