quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Crónica de Actualidade Politica - Argentina Marques


ADSE ou Seguro de Saúde para todos

ADSE ou Seguro de Saúde para todos são apenas duas das propostas apresentadas pelos programas dos Partidos R.I.R e Aliança, dois dos quatro partidos candidatos pela primeira vez as eleições legislativas que, conforme prometido na semana passada, darei especial destaque esta semana.

Partido R.I.R
O partido RIR (Reagir, Incluir e Reciclar) foi fundado em maio de 2019 por iniciativa de Vitorino Silva, o conhecido Tino de Rans que concorreu às últimas eleições para a Presidência da República.
Com um programa de apenas 23 páginas, o RIR tem como objetivo “prometer metade e fazer tudo do que prometer tudo e nem metade fazer “.
Assumindo-se como amigo dos animais e do ambiente, o RIR apresenta medidas como o “fim da utilização dos meios de comunicação de serviço público para a emissão de espetáculos que envolva o maltrato a animais” e “semear uma árvore nas Zonas afetadas pelos Incêndios por cada voto obtido pelo RIR”.
A nível do Ensino, o RIR prima pela inclusão de serviços mínimos de voluntariado no âmbito da disciplina de educação cívica e apela a reforma do Sistema Educativo.
Outras medidas que se destacam são por exemplo a pena máxima de prisão passar de 25 anos para 35 anos, ADSE para todos os cidadãos, a criação da entidade CPPI – Comissão de Proteção da Pessoa Idosa e a extinção das portagens nas SCUTS com a implementação de um selo anual.

Partido Aliança
Fundado em 2018 por Pedro Santana Lopes, o partido Aliança tem beneficiado da notoriedade do seu fundador junto dos meios de comunicação social.
Com um programa eleitoral extenso, o Aliança assume-se claramente contra um governo de esquerda, definindo-se como um partido “Personalista, Liberal e Solidário”.
Relativamente às medidas apresentadas destaca-se o Seguro de Saúde para todos, a descentralização, a reforma do Sistema Eleitoral, a criação do Provedor da Natureza e a introdução de um sistema complementar de capitalização para a segurança social.
O Aliança aposta ainda como fatores diferenciadores, na criação de uma rede nacional de residências para as pessoas portadoras de deficiência, na criminalização do abandono de idosos e de pessoas portadoras de deficiência ou em situação de dependência, na reestruturação do sistema educativo através do fim do monopólio centralista do Ministério da Educação e na criação da figura do Provedor do Contribuinte.

Apresentação Argentina Marques

O meu nome é Argentina Marques, tenho 44 anos e sou Economista. 

Atualmente sou Diretora Financeira da Nova SBE e nestes últimos anos especializei a minha atividade profissional na Gestão Orçamental, em entidades como o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e a Direção Geral do Orçamento. 

A paixão pela intervenção pública levou-me a abraçar desde jovem a participação em Órgãos Autárquicos e Associativos, bem como o comentário político na rádio Sesimbra FM e em diversos jornais como o Sesimbrense, Jornal de Sesimbra, Nova Morada e Sesimbra à Quinta. 

Nas últimas eleições autárquicas liderei a candidatura de um Movimento Independente de Cidadãos, experiência que considero muito enriquecedora no seio da democracia portuguesa.