segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Diderot e a arte de pensar livremente


Cerca de 300 anos depois do nascimento do mais relevante filósofo do Iluminismo, Andrew S. Curran contanos com entusiasmo a história da vida de Diderot e também as das suas últimas obrasprimas, desconhecidas na sua época e escritas para a posteridade, numa obra intitulada Diderot e a arte de pensar livremente, que já se encontra à venda nas livrarias portuguesas. 

Denis Diderot costuma ser associado à batalha de longas décadas que deu ao mundo a primeira Enciclopédia. Porém, os seus textos mais ousados permaneceram na sombra. Encarcerado devido ao seu ateísmo em 1749, Diderot decidiu reservar os melhores escritos para a posteridade – ou seja, para nós. No extraordinário espólio de originais não publicados, Diderot desafia todas as verdades aceites no seu século, da santidade da monarquia à justificação racial do tráfico de escravos e às regras da sexualidade humana. Catarina, a Grande, da Rússia foi uma leitora fiel de Diderot, e, além de o ter apoiado financeiramente, convidou-o a deslocar-se a Sampetersburgo para estudar a possibilidade de democratização do Império Russo.

Sobre o Autor

Andrew S. Curran é titular da cátedra William Armstrong de Humanidades na Wesleyan University (Connecticut), membro da New York Academy of Medicine e Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques. Publicou Sublime Disorder: Physical Monstrosity in Diderot’s Universe e The Anatomy of Blackness: Science and Slavery in the Age of Enlightenment.