Com a nova geração do Classe A, a Mercedes-Benz conjuga a performance de um desportivo com um elevado nível de conforto de condução. Com o sistema DYNAMIC SELECT, o condutor tem a possibilidade de definir as caraterísticas do veículo em apenas alguns segundos – com um simples pressionar de um botão, o Classe A pode ser configurado para uma condução particularmente confortável, desportiva ou eficiente. O novo campeão de eficiência é o A 180 d BlueEFFICIENCY Edition, com 80 kW (109 CV) e 89 g/km de emissões de CO2. Com um design expressivo ao estilo da equipa de Fórmula 1 MERCEDES AMG PETRONAS, o modelo especial "Motorsport Edition" irá atrair em particular os entusiastas do desporto automóvel. O Mercedes-AMG A 45 4MATIC também beneficia do facelift do modelo. Com uma potência de 280 kW (381 CV) e um binário de 475 Nm, o modelo de entrada da Mercedes-AMG é o modelo desportivo compacto mais potente. A nova geração do Classe A estará disponível para encomenda em Julho de 2015. Os primeiros modelos deverão chegar aos concessionários no final de Setembro.
Linhas atraentes, superfícies curvas com elevado dinamismo e geometria dos vidros estilo coupé, caracterizam o exterior do Classe A, seguindo a filosofia do design puramente atractivo. O novo para-choques dianteiro, na forma de seta mais acentuada, é fortemente inspirado no Concept Classe A (2011). Com uma grelha em forma de diamante, novos faróis LED High Performance (equipamento opcional; de série para o modelo A 45), novos farolins traseiros e ponteiras de escape integradas no para-choques traseiro, a nova geração salienta a desportividade e dinamismo deste modelo compacto bem-sucedido.
Um painel de instrumentos de design tubular, com um grafismo dos instrumentos de elevada qualidade e botões com acabamento galvanizado, conferem um interior de qualidade, assim como o ecrã incorporado de grandes dimensões do sistema multimédia, com uma diagonal de 20.3 cm (8 pol.), disponível como equipamento opcional. Novas cores e materiais, e novos acabamentos do revestimento do tablier, asseguram um ambiente agradável. Novas características incluem, o revestimento em pele na cor sahara beige / preto do pack Exclusive, e bancos com novo design e aplicações na cor vermelho ou verde da linha Style.
Os faróis LED High Performance, opcionais, e a iluminação ambiente, personalizável com doze cores e cinco níveis de luminosidade – a gama de equipamento do Classe A foi criteriosamente alargada em diversas áreas. Outra novidade, a regulação da almofada do banco em altura até 60 mm – uma característica de série em todas as linhas de equipamento.
O seu design expressivo com o estilo da equipa de Fórmula 1 MERCEDES AMG PETRONAS, o modelo especial "Motorsport Edition" irá atrair em particular os entusiastas do desporto automóvel. Algumas áreas dos para-choques dianteiro e traseiro possuem acabamento na cor verde PETRONAS. A mesma cor adorna as jantes AMG de liga leve. O visual do spoiler traseiro AMG é aperfeiçoado com detalhes na cor verde PETRONAS, tal como os espelhos exteriores (disponível apenas nas versões A 250 Sport e A 250 Sport 4MATIC). Detalhes atraentes no interior incluem, contornos das saídas de ventilação e costuras contrastantes na cor verde PETRONAS. Estofos dos bancos desportivos em pele preto / microfibra DINAMICA e cintos de segurança, ambos com aplicações decorativas em verde PETRONAS. O modelo especial "Motorsport Edition" está disponível com todas as versões de motores, a partir do modelo A 200 d (exceto o modelo A 45).
Gama alargada de motores
O novo campeão de eficiência é o modelo A 180 d BlueEFFICIENCY Edition, com 80 kW (109 CV) de potência e um consumo de combustível NEDC de apenas 3.5 l/100 km. O nível de emissões de CO2 é de apenas 89 g/km. A implementação de várias medidas para melhorar a eficiência, permitiu atingir estes valores excepcionais. Existem também novas versões de caixa de velocidades manual dos modelos dinâmicos A 250 e A 250 Sport.
O A 220 d tem agora uma potência de 130 kW (177 CV), superior em 5 kW (7 CV) em relação ao modelo anterior, enquanto os modelos desportivos A 250 Sport e A 250 Sport 4MATIC, debitam 160 kW (218 CV) ao invés dos anteriores 155 kW (211 CV) de potência. Em combinação com a caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, o Classe A está agora equipado com o sistema "Launch Assist", para uma aceleração ainda mais rápida a partir da condição de repouso. O "ecrã ECO" também foi alterado para assistir o condutor a manter um estilo de condução mais ecológico.
O Mercedes-AMG A 45 4MATIC também beneficia do facelift do modelo. Com uma potência de 280 kW (381 CV) e um binário de 475 Nm, o modelo de entrada da Mercedes-AMG é o modelo desportivo compacto mais potente do mundo. Este pack de potência fornece uma performance dinâmica única: aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. Isto significa que o novo Mercedes AMG A 45 é 0,4 segundos mais rápido do que o seu antecessor. Ao mesmo tempo, o seu consumo de combustível foi mantido ao nível do anterior: nenhum outro modelo de elevadas prestações deste segmento consegue igualar o seu nível de consumo de combustível NEDC de
6.9 litros/100 km (correspondendo a 162 g/km de CO2).
A Mercedes-Benz também aproveita o lançamento da nova geração do Classe A, como uma oportunidade para introduzir a nova nomenclatura das versões de cadeia cinemática neste modelo. Enquanto os modelos a gasolina não possuem sufixo, a letra minúscula "d" substitui a sigla anterior "CDI" – por exemplo, o A 200 CDI é agora designado de A 200 d.
Suspensão: Conforto com um simples pressionar de um botão
Com o DYNAMIC SELECT, as características do veículo podem ser ajustadas em segundos com um simples pressionar de um botão, pois o sistema modifica o controlo do motor, caixa de velocidades, suspensão, direção e ar condicionado, de acordo com a solicitação do condutor. Os quatro modos de condução "Comfort", "Sport", "Eco" e "Individual", podem ser seleccionados de acordo com as preferências do condutor, utilizando o botão no painel superior.
O sistema DYNAMIC SELECT permite uma gama particularmente alargada de opções de configuração, em combinação com a nova suspensão com amortecimento adaptativo (equipamento opcional). Neste caso, o condutor tem a possibilidade de alterar as características de amortecimento do veículo, utilizando o botão DYNAMIC SELECT. O condutor poderá escolher duas opções entre o modo Comfort, com características de amortecimento confortáveis, e o modo Sport para uma configuração mais desportiva e rígida. Os sensores de aceleração são utilizados para medir os movimentos da carroçaria do veículo, estando incluídas outras informações actuais sobre o estado do veículo para o cálculo das características de amortecimento, tais como o ângulo da direcção, velocidade de rotação do volante e ângulo de rotação lateral do veículo. Uma válvula reguladora é accionada electronicamente em cada amortecedor, para controlar o fluxo de óleo e portanto as características de amortecimento. O sistema de amortecimento é infinitamente variável, e a configuração é individual para cada roda.
O Mercedes-AMG A 45 4MATIC está equipado com os modos de condução "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual" do sistema DYNAMIC SELECT, que são conhecidos dos modelos desportivos Mercedes-AMG GT e do topo de gama do modelo Classe C, o Mercedes AMG C 63. Como novo equipamento opcional, o pack AMG DYNAMIC PLUS inclui um bloqueio mecânico do diferencial do eixo dianteiro, a suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo e o quinto modo de condução "Race" do sistema DYNAMIC SELECT.
Multimédia: pioneira na integração de smartphones
A nova geração do Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a disponibilizar a integração abrangente de smartphones: a partir do início de 2016, estarão disponíveis os sistemas infotainment da Apple® CarPlay® (para os proprietários de iPhone®) e MirrorLink®. Por exemplo, no caso do Apple® CarPlay®, o sistema suporta chamadas telefónicas, navegação e reprodução de música, receção e envio de SMS e emails, assim como o controlo por voz Siri. Para evitar a distração do condutor durante uma viagem, apenas o conteúdo relevante do smartphone será indicado no ecrã.
Ao mesmo tempo, será introduzida no Classe A a nova geração da telemática. A operação do sistema é agora mais intuitiva, com as funções acompanhadas de menus animados e representações visuais no ecrã de grandes dimensões da unidade principal. Como equipamento opcional, está disponível um ecrã com uma diagonal de 20.3 cm (8 pol.), sendo 2.5 cm (1 pol.) maior do que o do modelo antecessor.
Sistemas de assistência: Assistência melhorada, faróis LED disponíveis como equipamento opcional
Com vários sistemas de assistência à condução, desde o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST ao controlo da distância DISTRONIC PLUS, o Classe A está bem equipado para fornecer uma assistência e protecção abrangentes ao seu condutor. Alguns sistemas de assistência foram alvo de melhoramentos. Por exemplo, as funções do sistema de série COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, foram alargadas em relação ao anterior sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (aviso de proximidade controlado por radar e assistência à travagem pelo Assistente de Travagem Adaptativa), com travagem parcial autónoma para reduzir o risco de colisões traseiras.
O sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (de série) também foi aperfeiçoado: operando numa gama alargada de velocidade (60 - 200 km/h), agora possui um indicador de barras de cinco níveis, para indicar o nível de atenção actual do condutor. Além do seu visual inconfundível, os novos faróis LED High Performance (equipamento opcional, de série para o A 45) oferecem uma segurança adicional durante a noite, graças ao cone de iluminação amplo e a tonalidade da luz similar à luz diurna natural.
História de sucesso: dois novos clientes da Mercedes-Benz em cada três
A nova geração do Classe A foi lançada no mercado em Setembro de 2012. Devido ao enorme sucesso deste modelo em todo o mundo, é fabricado não só em Rastatt, mas também na fábrica da Valmet Automotive na Finlândia desde Agosto de 2013. No último ano, as vendas subiram mais de 46% no Reino Unido, e mais de 51% no mercado emergente da China. Contudo, a maioria dos modelos Classe A continuam a ter como destino os clientes na Alemanha.
Cerca de um em cada dois condutores de um Mercedes-Benz Classe A ou Classe B, GLA ou CLA na Alemanha e Europa Ocidental, conduzia anteriormente um veículo de uma marca concorrente. No caso do Classe A, pelo menos dois em cada três clientes Europeus conduzia um veículo de uma marca concorrente. A marca Mercedes-Benz também foi sujeita a um rejuvenescimento significativo desde a introdução de novos modelos compactos. Actualmente, a idade média dos condutores Europeus do novo Classe A é 13 anos inferior à dos condutores dos modelos antecessores. Na China, a idade média é de 34 anos.