Um dia histórico para a ŠKODA: Esapekka Lappi e Janne Ferm reivindicaram a primeira e histórica vitória do novo Fabia R5 no Campeonato Mundial de Ralis (WRC 2). Os campeões europeus evidenciaram um excelente desempenho ao triunfar no Rali da Polónia. A outra dupla da ŠKODA Motorsport - Pontus Tidemand e Emil Axelsson – complementaram o êxito da Marca Checa ao assegurar o segundo lugar nos rápidos e difíceis troços disputados na região polaca da Masúria. Os pilotos da ŠKODA com o Fabia R 5 ganharam 14 dos 18 troços disputados. A primeira vitória aconteceu no local perfeito: a ŠKODA tem sido a Marca mais vendida na Polónia durante os últimos
seis anos.
"Que dia para ŠKODA! Reivindicamos a nossa primeira vitória no WRC 2 logo na terceira presença com o novo Fabia R5. As duas equipas - Esapekka Lappi e Janne Ferm e Pontus Tidemand e Emil Axelsson – tiveram um desempenho de exceção durante os quatro dias, mesmo sob um calor abrasador", destaca Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport, radiante de alegria. "Já tínhamos tido indicações do potencial do nosso novo carro de ralis com três pódios desde a primeira presença no WRC 2. A primeira vitória é uma grande recompensa para o árduo trabalho desenvolvido por toda a equipa da ŠKODA Motorsport, e também nos deu um incentivo extra para continuar a fazer tudo de modo a alcançar o sucesso."
Os dois pilotos da ŠKODA, Lappi e Tidemand, dominaram em quase todos os troços de terra disputados em pisos muito rápidos e estreitos. Cerca de dois terços dos quase 300 km percorridos foram com o “acelerador a fundo”. O "Finlandês Voador " Esapekka Lappi assumiu o comando logo no segundo troço (Gorklo), que venceu a uma espetacular velocidade média de 126,45 km/h. Esta foi a segunda vitória no Rali da Polónia para a dupla Lappi e Ferm. Na edição de 2012, quando o rali ainda pontuava para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC), Lappi havia triunfado na sua estreia na ŠKODA Motorsport.
"É incrível ganhar! Obrigado à equipa da ŠKODA pelo trabalho perfeito que realizou. O Fabia R 5 foi simplesmente brilhante", salientou Lappi. "A vitória é também uma recompensa após todo o processo de aprendizagem. No sábado e domingo consegui manter a cabeça fria e gerir a minha vantagem." No final dos 18 troços, o piloto de 24 anos de idade terminou com uma vantagem de 56,1 segundos sobre o companheiro de equipa Tidemand. O rápido sueco ganhou sete provas especiais no Rali da Polónia, assim como aconteceu com o seu companheiro de equipa Lappi. "Parabéns a Esapekka! Ele esteve brilhante neste rali. Nós demos tudo o que nos era possível, conseguindo o nosso segundo pódio na nossa segunda presença com o novo Fabia R 5 ", disse Tidemand.
Lappi e Tidemand já haviam conquistado com o carro equipado com tração integral e motor turbo quando o Fabia R 5 fez sua estreia no WRC em Portugal. Por sua vez, a dupla da ŠKODA constituída por Jan Kopecký / Pavel Dresler terminou na terceira posição a categoria WRC 2 no Rali de Itália. Embora a ŠKODA só tenha marcado presença em três das sete jornadas nesta temporada do WRC, os dois melhores pilotos já ocupam uma posição que lhes permite disputar a liderança com o atual comandante, Jari Ketomaa, que terminou em quarto lugar na Polónia. Ketomaa lidera com 67 pontos,
enquanto Lappi é atualmente o quinto classificado com 45 pontos, à frente de Tidemand (43). O ex-campeão europeu Armin Kremer, que terminou em quinto, ao volante de um ŠKODA a Fabia R 5 no Rali da Polónia, contabiliza 34 pontos no campeonato.
Lappi / Ferm têm pouco tempo para comemorar a sua vitória na Polónia. A dupla irá participar no próximo fim-de-semana em mais uma jornada do Campeonato Checo: o Rali da Bohemia prova disputada nas redondezas da sede da ŠKODA em Mladá Boleslav. Depois de três vitórias em três presenças no campeonato nacional, a dupla da ŠKODA formada por Jan Kopecký e Pavel Dresler também pretendem continuar a sequência de vitórias do Fabia R 5.
O novo carro teve ainda um outro sucesso neste fim-de-semana no Campeonato Alemão de Ralis. A equipa ŠKODA Auto Deutschland através de Fabian Kreim triunfou à frente do seu companheiro Mark Wallenwein. Esta foi a segunda dobradinha consecutiva para o novo ŠKODA Fabia R 5.