Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Diamantino
Diamantino, exímio jogador de futebol, é uma estrela mundial conhecida não só pelo seu talento, mas também por dois ingredientes que se misturam em doses iguais: ingenuidade e ignorância. Um dia, depois de um episódio que o deixa profundamente abalado, perde a desenvoltura em campo e vê a sua carreira terminar abruptamente. É assim que, em busca de um novo propósito para a vida, se depara com assuntos sobre os quais nunca antes tinha refectido – entre eles, a crise dos refugiados, o neofascismo e a manipulação genética.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio da Semana da Crítica e o Palm Dog Award (melhor actuação canina num filme), uma comédia dramática com a assinatura de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, a dupla também responsável por "A History of Mutual Respect" (2010) e "Palácios de Pena" (2011). Com Carloto Cotta como protagonista, este filme conta também com Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite, entre outros.
Samitério de Animais
Cansado da confusão das grandes cidades, Louis Creed muda-se para uma casa situada numa pequena cidade do Maine (EUA) com Rachel, a mulher, e os dois filhos pequenos. Tudo lhes parece perfeito e mal podem esperar por dar início a esta nova etapa. Mas, assim que se instalam, começam a dar-se conta de uma série de contrariedades que surgem constantemente e sem justificação. E quando conhecem Jud Crandall, o vizinho da casa ao lado, ficam a saber que ali perto se esconde um antigo cemitério que durante anos serviu para enterrar animais de estimação, e que outrora fora usado por indígenas para ressuscitar os seus mortos. Esse local aparenta estar repleto de criaturas sobrenaturais que desejam o mal a quem se atreve a visitá-los.
Com realização de Kevin Kölsch e Dennis Widmyer (autores de "Absence" e "A Qualquer Preço") e argumento de Jeff Buhler, uma história de terror baseada do romance homónimo de Stephen King. Jason Clarke, Amy Seimetz e John Lithgow dão vida aos protagonistas.
Cai na Real, Corgi
Rex, um cão de raça corgi, foi oferecido à rainha pelo rei de Inglaterra. A soberana adora-o mais do que qualquer outra criatura viva e, para desgosto de muitos, não há nada que possa ser feito para alterar esse facto. Um dia ele, ele perde-se na cidade e acaba metido num canil onde, apesar do "pedigree" duvidoso dos seus colegas de cárcere, acaba por fazer bons amigos. Com eles, Rex vai tentar engendrar um plano de fuga que o leve de volta ao palácio real. Contra todas as probabilidades, conhece Wanda, uma cadela muito inteligente e cheia de personalidade que lhe arrebata o coração. Através dela e dos seus novos companheiros, Rex vai fazer um longo caminho de autodescoberta.
Uma comédia de animação realizada pela dupla Ben Stassen e Vincent Kesteloot ("Robinson Crusoe"), segundo um argumento de John R. Smith e Rob Sprackling. Jack Whitehall, Sheridan Smith, Julie Walters, Ray Winstone e Matt Lucas emprestam as suas vozes às personagens.