segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

"Alva" de Ico Costa em Lisboa, Coimbra, Leiria e Porto


Alva, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, estreia em Lisboa (Cinema City Alvalade), Coimbra (Alma Shopping) e Leiria (Cinema City) no próximo dia 16 de Janeiro e tem uma sessão especial com o músico Adolfo Lúxuria Canibal no Cinema Trindade, Porto, no dia 22 de Janeiro. 

Ao longo da primeira semana de exibição do filme estão também agendadas para Lisboa sessões especiais e conversas, como no dia da estreia em que haverá uma apresentação do filme com a presença do realizador e equipa; no dia seguinte realiza-se um debate sobre direção de fotografia com Hugo Azevedo e Acácio Almeida; e no dia 18 de Janeiro uma conversa entre Ico Costa e o jornalista e editor do ÍPSILON (Público) Vasco Câmara.

Em Alva seguimos a história de Henrique, um homem solitário, que foge para a floresta depois de ter cometido um crime. O espectador vê-se transportado para um espaço de solidão e de fuga, onde as imagens serenas da natureza se confundem com a inquietação do protagonista. A desertificação do interior, a violência nos meios rurais, o divórcio e a separação dos filhos são alguns dos temas abordados pelo filme, rodado no interior de Portugal, nas margens do rio que lhe dá nome.

O filme teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e foi exibido em inúmeros festivais internacionais e nacionais. Recebeu recentemente os prémios de Melhor Ficção GesMo, Melhor Montagem e Melhor Som na XXV edição do Caminhos do Cinema Português. Depois da estreia comercial em Dezembro na Alemanha e Inglaterra, Alva prepara-se também para estrear no Brasil no primeiro semestre de 2020.

Esta é uma coprodução da Terratreme, Oublaum (PT), Un Puma (AR) e La Belle Affaire Productions (FR) e conta com Ico Costa na realização, ele que assinou as curtas-metragens Libhaketi (2012), Quatro Horas Descalço (2012), Corrente (2013), Antero (2014) e Nyo Vweta Nafta (2017), e o documentário Barulho, Eclipse (2017). O trabalho de Ico Costa tem vindo a ser exibido em vários festivais, como Semana da Crítica em Cannes, Locarno, Roterdão, Roma, Cinéma du Réel, New Directors/New Films, Oberhausen, Jihlava, Vila do Conde, IndieLisboa, DocLisboa, entre muitos outros. Alva é a sua primeira longa de ficção.