segunda-feira, 22 de março de 2021

Mossad – Os Carrascos do Kidon


A obra de Eric Frattini foi descrita como «uma bofetada na cara desses sectores obscuros que exercem o poder sem nenhum tipo de respeito pelas leis democráticas e pelas próprias nações onde atuam». Esta nova edição de Mossad – Os Carrascos do Kidon é uma dessas bofetadas, que vai deixar o leitor extremamente inquieto.

Já se passaram 10 anos desde a primeira edição da obra. A edição atual, que chegará na próxima quinta-feira, 25 de março, às livrarias, foi totalmente revista, atualizada e aumentada (com novas operações, sendo a mais recente de novembro de 2020) e inclui prefácio de Felipe Pathé Duarte, especialista em Geopolítica e Segurança Internacional e professor universitário.

Frattini traz-nos uma história muito bem documentada (contém mais de 50 páginas a cores, repletas de fotografias legendadas) das operações de assassinato seletivo, sancionadas pelo primeiro-ministro israelita, e levadas a cabo pela equipa Kidon da Mossad, na defesa do Estado de Israel.

«Escrever sobre serviços de intelligence não é uma tarefa fácil. A falta de dados, por vezes, conduz à especulação e ao lugar-comum. Mais ainda no que diz respeito à Mossad, onde o mito tende a deturpar a verdade e a eficácia operacional nem sempre se funde com a legitimidade. Mas Eric Frattini supera este constrangimento. Com mestria analítica e pena escorreita, considerou várias operações encobertas deste serviço. Trouxe-nos à luz o optimismo trágico e a realidade complexa de uma comunidade que vive em permanente tensão securitária.» (Felipe Pathé Duarte, no Prefácio).