quarta-feira, 31 de março de 2021

Círculo de Leitores abre um novo capítulo da sua história


O Círculo de Leitores altera o seu modelo de operação, através da digitalização da sua interação com o cliente e de uma aposta reforçada nas redes sociais e na venda online.

No decurso das últimas duas décadas, as atividades de edição e comercialização de livros registaram mudanças profundas e aceleradas, que decorreram do desenvolvimento de novos canais de distribuição, os quais, associados à crescente oferta editorial, facilitaram o acesso ao livro por parte dos consumidores. No nosso país, o impacto destas mudanças foi acentuado pelos índices de leitura tradicionalmente baixos, pelo aumento do ritmo de vida, pela diminuição do tempo que as famílias passam em casa e, mais recentemente, pela modificação estrutural nos padrões de consumo de conteúdos, forçando a uma redefinição dos modelos de negócio alicerçados na proximidade e na recomendação.

Perante esta mudança de paradigma e a braços com o enorme impacto da pandemia de COVID-19, o Círculo de Leitores vê-se forçado a promover, desde já, uma alteração estrutural do seu modelo de operação, recorrendo à digitalização dos seus suportes de comunicação e de divulgação, nomeadamente da icónica revista Círculo de Leitores, bem como a uma aposta reforçada nas redes sociais e na venda online. Pretende-se que o Círculo de Leitores alargue o seu mercado, melhore a eficiência das suas operações, otimize a utilização de recursos, mas garantindo e reforçando, ainda que por outros meios, a proximidade e a recomendação que foram, desde sempre, a base do seu enorme sucesso e a sua mais valia para os seus clientes.

O Círculo de Leitores vai, assim, apostar na inovação dos seus processos, com o objetivo de chegar a todos aqueles que falam, leem e escrevem em português, de uma forma rápida e ágil, oferecendo-lhes a máxima conveniência e a melhor experiência.

O processo de transformação do Círculo de Leitores é, por isso, uma evolução natural face à alteração sociológica dos padrões de consumo e aos processos de transição digital que os países e as empresas têm sido forçados a acelerar nestes últimos tempos, e traduzir-se-á num modelo operacional completamente renovado.

Ao longo do período de transição que agora se inicia, serão assegurados os passos imprescindíveis para que esta alteração organizacional decorra com a necessária tranquilidade e progressividade, por forma a respeitar toda a envolvente do Círculo de Leitores e a preservar a herança sobre a qual se construirá o futuro desta comunidade que comunga da mesma paixão pelos livros e que não desiste de inspirar novas gerações de leitores.