quinta-feira, 25 de março de 2021

Terratreme lançar nas salas de cinema internacionais seis longas-metragens


A partir desta semana e até outubro de 2021 a produtora portuguesa Terratreme vai lançar nas salas de cinema da Alemanha, Brasil e Uruguai seis longas-metragens do seu catálogo.

Num conjunto de salas do Uruguai, que inclui a capital Montevideu e várias outras cidades do interior do país, é exibida em sessões diárias, a partir de hoje, a longa-metragem Desterro, que teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Roterdão em 2020 e que é realizada por Maria Clara Escobar. Em maio é apresentado o filme Campo de Tiago Hespanha, que estreou no Cinéma du Réel em 2019 e que foi apresentado em mais de três dezenas de festivais, tendo arrecadado vários prémios. No mês de agosto, vão ser exibidos Amor Fati, a mais recente obra de Cláudia Varejão, que estreou nas salas de cinema portuguesas no passado mês de novembro, e Tempo Comum, uma viagem ao mundo da maternidade realizada por Susana Nobre, que teve estreia em Portugal em dezembro de 2019. No mês de setembro, estreia ainda neste país sul-americano Suzanne Daveau de Luisa Homem, um documentário sobre esta importante geógrafa.

No Brasil, num circuito que inclui cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, chegam às salas em agosto Amor Fati e no segundo semestre deste ano No Táxi do Jack, o mais recente filme de Susana Nobre, que teve recentemente a sua estreia mundial na Berlinale 2021 e que acompanha os dias de Joaquim, um ex-emigrante nos EUA que, nas vésperas de se reformar, tem que continuar na "corrida aos carimbos" para poder usufruir do subsídio de desemprego.

Nos meses de setembro e outubro, Berlim e outras cidades alemãs, vão exibir nas suas salas Amor Fati, Desterro e No Táxi do Jack.

Na Islândia está também confirmada a exibição de Amor Fati, na sala Bio Paradis, a única sala dedicada ao cinema de autor no país. Amor Fati vai ter estreia comercial na Islândia no segundo semestre de 2021, numa data a anunciar brevemente.

O último semestre de 2021, vai ainda ser marcado por novos lançamentos em Espanha, Argentina e Reino Unido, a comunicar brevemente.

No ano de 2019, a Terratreme contou com cerca de 25 lançamentos comerciais em países como a França, Reino Unido, Mexico, Brasil, Islândia, Alemanha e Argentina, um número que na opinião da produtora é bastante expressivo para o mercado português.