quarta-feira, 24 de março de 2021

Exploradores e literatura de viagens nas tertúlias do Museu da Farmácia



A tertúlia online “À conversa com…”, organizada pelo Museu da Farmácia, intitulada “Exploradores e Literatura de Viagens”, vai decorrer no próximo dia 26 de Março, às 18 horas, e conta com transmissão em direto na página de Facebook do Museu.

Os perigos e as aventuras das expedições ao continente africano no século XIX são o tema da próxima tertúlia do Museu da Farmácia. O ponto de partida é a viagem a África de Henry Morton Stanley (1841-1904), jornalista, explorador, colonialista e político britânico. O seu relato de viagem “Através do Continente Negro” oferece um testemunho das duas expedições à África Oriental e à África Central, patrocinadas pelo jornal New York Herald, onde era correspondente especial.

«A Literatura de Viagens dá-nos a conhecer as aventuras dos exploradores no continente africano, mas também a nova relação da Europa com a Saúde. Com a intensificação da exploração do interior do grande continente africano, em meados do século XIX, despoleta-se uma nova área de investigação científica, a das doenças tropicais», conta João Neto, diretor do Museu da Farmácia.

No seu espólio, o Museu possui ainda o relato de viagem de Henry Morton Stanley e a farmácia portátil usada na expedição, que inclui medicamentos indicados para doenças como a malária, a doença do sono, a febre-amarela, a cólera e o beribéri.

João Neto é o moderador desta conversa, em que participa Rogério Puga, professor de línguas, culturas e literaturas modernas e investigador na área da história e literatura na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), e Manuela Cantinho, historiadora e diretora do Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa, que detém peças de Alexandre de Serpa Pinto, o explorador português que conviveu com Henry Morton Stanley em África.

Todas as semanas, o Museu da Farmácia dinamiza tertúlias, em formato digital, via Facebook, e que já abordaram temas como: “O Holocausto e as Coleções em Portugal”, "A Ciência dos Descobrimentos e os Descobrimentos da Ciência”, "Quando os Ossos Contam Histórias", “Cosme e Damião – Saúde, Religião e Futebol", "Geopolítica e Farmácia no Oriente”, "O Egito na Literatura e Vida de Eça de Queiroz", “Missões Humanitárias – Histórias que Mudam Vidas” e “Sherlock Holmes - A Época e a Ciência”.