segunda-feira, 29 de março de 2021

Teatro da Trindade reabre a 22 de abril com "Noite de Estreia"


No dia 22 de abril, o Teatro da Trindade INATEL  reabre as suas portas com a estreia do espetáculo Noite de Estreia, um projeto de Martim Pedroso & Nova Companhia, a partir do filme Opening Night de John Cassavetes. Noite de Estreia é um espetáculo sobre um filme que é sobre um espetáculo. É o lugar antes da estreia. É também sobre o lugar da mulher na sociedade conservadora e patriarcal. Sobre a rejeição do lugar comum. Sobre o erro, a falha. É sobre uma atriz em crise existencial e em luta com a personagem que interpreta e o mundo em que vive. A interpretação é de Dalila Carmo, Heitor Lourenço, João Araújo, João Reis, Margarida Bakker, Maria José Paschoal, Marta Félix e Sabri Lucas, numa coprodução do Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Teatro Nacional São João.

No dia 21 de abril, às 20h, decorrerá o ensaio solidário, cujas receitas revertem na integra para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Segue-se, na Sala Estúdio, no dia 29 de abril, a estreia de Luiza de Jesus – A Assassina da Roda, um texto escrito por Rute de Carvalho Serra e adaptado pela própria autora para teatro, com encenação e interpretação de Maria Henrique. Baseado em factos verídicos, este é um espetáculo sobre a impiedosa assassina de 33 crianças expostas na Roda da Misericórdia de Coimbra. Em 1772, Luiza de Jesus é julgada e condenada à morte pela Casa da Suplicação de Lisboa. Foi a última mulher executada em Portugal.

Já em junho, no dia 17, estreia na Sala Estúdio Uma Casa de Bonecas do autor norueguês Henrik Ibsen. A peça, aqui protagonizada por José Mata e Madalena Almeida, incide sobre a relação do casal Helmer, principalmente sobre a “viagem” interior que a mulher, Nora, percorre ao longo dos três atos e que a faz tomar consciência que a aparência da perfeição e da felicidade não são a perfeição e a felicidade. A encenação é de João de Brito e aos protagonistas juntam-se Bruno Bernardo, Diana Nicolau, Inês Ferreira da Silva e Luís Lobão. Uma coprodução Teatro da Trindade INATEL e LAMA Teatro.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL  e locais habituais. Os serviços presenciais da bilheteira do Teatro da Trindade reabrem a 6 de abril, no horário temporário de 3ª a 6ª, das 14h às 18h.

O espetáculo “Noite de Estreia”, na Sala Carmen Dolores, decorrerá de 4º a sábado às 20h e ao domingo às 16h30. Os espetáculos da Sala Estúdio realizam-se de 4ª a domingo às 19h. Os horários das sessões de sábado e domingo poderão sofrer alterações, de acordo com o Estado de Emergência em vigor.