segunda-feira, 15 de março de 2021

"Sherlock Holmes - A época e a ciência" nas tertúlias do Museu da Farmácia


A oitava tertúlia online “À conversa com…”, organizada pelo Museu da Farmácia, intitulada “Sherlock Holmes - A Época e a Ciência”, vai decorrer no próximo dia 19 de Março, às 18 horas, e conta com transmissão em direto na página de Facebook do Museu.

No ano em que se comemora o 140º aniversário da licenciatura em medicina de Arthur Conan Doyle, esta conversa propõe um olhar sobre o famoso detetive inglês a que o escritor deu vida, mas sobretudo à forma como os seus livros revelam, com extremo rigor, o conhecimento científico e o modo de vida do último período da época Vitoriana, em que decorre a ação.

«Queremos ir além do evidente nos policiais de Sherlock Holmes e falar da ciência e da época apresentada na obra de Arthur Conan Doyle, assim como discutir estas influências nas peças patentes no Museu da Farmácia, tais como o diploma de licenciatura, a sua farmacopeia e a sua autocaricatura», explica João Neto, diretor do Museu da Farmácia. 

Esta tertúlia é uma antevisão da visita temática dedicada a Sherlock Holmes que o Museu da Farmácia se prepara para inaugurar brevemente, em formato presencial. Uma iniciativa que vai ao encontro das visitas temáticas com que homenageou a célebre escritora Agatha Christie, em 2020.

A tertúlia conta com a participação de Maria João Brito, investigadora na área de Estudos Anglo-Portugueses, em particular, a Era Vitoriana e a Eduardiana, no Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e Gabriela Gândara Terenas, investigadora na área de Estudos Anglo-Portugueses, Estudos de Cultura, Cultura Inglesa, Estudos de Tradução e Cultura Norte-Americana, no Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A moderação da conversa fica à responsabilidade de João Neto.

Todas as semanas, o Museu da Farmácia dinamiza tertúlias, em formato digital via Facebook, e que já abordaram temas como: “O Holocausto e as Coleções em Portugal”, "A Ciência dos Descobrimentos e os Descobrimentos da Ciência”, "Quando os Ossos Contam Histórias", “Cosme e Damião – Saúde, Religião e Futebol", "Geopolítica e Farmácia no Oriente”, "O Egito na Literatura e Vida de Eça de Queiroz" e “Missões Humanitárias – Histórias que Mudam Vidas”.