terça-feira, 16 de março de 2021

Paul McCartney lança “McCartney III Imagined” no dia 16 de abril


Aclamado aquando do seu lançamento, no ano passado, como "vital e confortável em assumir novas oportunidades" (Rolling Stone) e "alegre, resiliente, sempre ansioso" (The New Yorker), “McCartney III” de Paul McCartney está literalmente a mover-se para o futuro na forma de “McCartney III Imagined”, disco a ser lançado digitalmente no dia 16 de abril e já disponível em regime de pré-venda.

Com curadoria pessoal de Paul, “McCartney III Imagined” apresenta uma variedade de amigos, fãs e novos conhecidos, cada um reimaginando, ao seu próprio estilo, os seus momentos favoritos do álbum “McCartney III”. O resultado é uma reinterpretação caleidoscópica de um álbum que a Rolling Stone descreveu como "uma inspiração para todos nós" – um disco que serve como uma extensão do aclamado “McCartney III”, ao mesmo tempo que se destaca por si mesmo como um marco brilhante e desafiante na discografia de McCartney.

O primeiro tema retirado de “McCartney III Imagined” vem do cantor/rapper/compositor americano Dominic Fike, cuja versão de “The Kiss of Venus” transforma a balada acústica num tema r&b retro-futurista. 


Entre outros artistas que recriaram temas de McCartney estão Damon Albarn, Beck, Blood Orange, Phoebe Bridgers, Josh Homme, Khraungbin, 3D RDN dos Massive Attack, Ed O’Brien (EOB), Anderson.Paak, St. Vincent, entre outros.

Lançado originalmente a 18 de dezembro de 2020, “McCartney III” é o terceiro disco de uma trilogia de álbuns homónimos feitos em casa que começou com a estreia a solo de Paul, em 1970, com “McCartney”, e continuou com “McCartney II”, em 1980. Os três álbuns foram escritos, interpretados e produzidos por Paul em várias fases de isolamento, sendo todos prova da criatividade única do músico e da sua inspirada espontaneidade. Gravado em “Rockdown”, “McCartney III” liderou os tops de vendas em todo o mundo, garantido a Paul o seu primeiro #1 no Reino Unido em 31 anos.

“McCartney III Imagined” continua a tradição dos maiores nomes da música fazerem versões das canções de Paul – uma lista que abrange desde as versões mais recentes de Billie Eilish, Harry Styles, Dave Grohl, Coldplay e The Cure, até interpretações levadas a cabo ao longo dos anos por nomes como U2, Guns N’ Roses, Earth Wind & Fire, Siouxsie and the Banshees, Marvin Gaye, Bill Withers, Joe Cocker, Stevie Wonder, Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles, entre outros. “McCartney III Imagined” é a prova da influência duradoura e sem rival de Paul, um legado que vai de “Yesterday” (a canção que foi mais vezes reinterpretada na história da música contemporânea) até à forma como o seu trabalho atual continua a influenciar novas gerações de artistas e de fãs.

Os formatos físicos de “McCartney III” também estão disponíveis em regime de pré-venda, com lançamento previsto para este verão. As versões físicas do álbum vão incluir o tema bónus exclusivo "Long Tailed Winter Bird (Idris Elba Remix)".