quinta-feira, 4 de abril de 2019

Festa do Cinema 2019


A Festa do Cinema e a Academia Portuguesa de Cinema fecharam um acordo que vai permitir a inclusão de vários vencedores dos Prémios Sophia 2019 na programação do evento que dá aos  espectadores a possibilidade de pagar apenas 2,5 euros* pelos bilhetes de cinema em qualquer sala do país.

Os filmes distinguidos com o Prémio Sophia Melhor Filme, o Prémio Sophia Melhor Documentário Longa Metragem, o Prémio Sophia Estudante, e os prémios das Melhores Curtas (Documentário, Ficção e Animação) farão parte da programação da primeira edição da Festa do Cinema 2019, nos dias 13, 14 e 15 de Maio.

A programação especial com os vencedores dos Prémios Sophia reforça a aposta da Festa do Cinema na produção portuguesa, ilustrada em 2018 com sessões especiais de filmes portugueses como ‘Soldado Milhões’, ‘Leviano’, ‘O Fim da Inocência’, e ‘Gelo’, para além do grande sucesso de ‘Pedro e Inês’. Pela primeira vez, a Festa do Cinema terá duas edições no mesmo ano: além de maio, os espectadores também vão poder assistir a filmes por apenas 2,5 euros em Outubro.

Recorde-se que em 2018, a Festa do Cinema conseguiu o maior número de visitantes de sempre. Os dados recolhidos pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual revelaram um aumento de 13,17% para um total de 246.221 espectadores, mais 28.649 visitantes do que nos três dias da Festa do Cinema 2017. Foram batidos todos os recordes diários das edições anteriores da Festa do Cinema e foi quebrada uma marca histórica no terceiro dia da edição de 2018: pela primeira vez a Festa do Cinema levou mais de 100 mil espectadores às salas de todo o país num só dia, naquela que foi a melhor quarta-feira do ano.

* O preço unitário não inclui as taxas suplementares cobradas para lugares VIP, sessões de filmes exibidos em 3D, sessões IMAX, sessões 4DX e eventos especiais. Não são acumuláveis outras promoções.

Sobre a Festa do Cinema

Promovida pela APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais, a Festa do Cinema visa promover o envolvimento do público com o ato cultural de assistência cinematográfica em sala, uma prática social por excelência que se pretende desenvolver e que venha, cada vez mais, a crescer no mercado nacional.