quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Fundação EDP lança o número 7 da revista Electra



Qual o significado da emergência da defesa dos animais, e até da sua libertação, como uma das grandes causas-bandeiras destas primeiras décadas do século XXI? O tema está em destaque no dossier do número 7 da revista Electra, na qual se percorrem conceitos como humanismo, anti-humanismo, animalismo, ecologia, behaviorismo, etologia, direitos, consciência e culpa. Contribuem para esta reflexão vários autores, tais como o sociólogo Alessandro Dal Lago, que percorre a história da indiferença dos filósofos para com o mundo animal; o filósofo Boyan Manchev, que escreve sobre ecopolítica e política animal; e o professor de neurologia Massimo Filippi, que aborda a divisão entre Humano e Animal. 

A destruição parcial de Notre-Dame, no incêndio de Abril de 2019, é mote para uma discussão sobre o culto do património e o seu uso político, com as visões de Salvatore Settis, arqueólogo e historiador, Carlo Pùlisci, historiador de arte, e Pedro Levi Bismarck, arquitecto e investigador. Os três ensaios convivem com imagens da Catedral, do fotógrafo André Cepeda.

A excêntrica Luisa Casati, a “marquesa futurista” - como lhe chamou o poeta italiano Marinetti – que adivinhou as atitudes artísticas e culturais do século XX e XXI é a figura que tem a sua história contada nesta edição.

O portfolio é da autoria da artista holandesa Magali Reus conhecida pelo seu trabalho na área da escultura e que aqui apresenta a sua primeira incursão pela fotografia. Reus oferece-nos mais de uma dezena de fotografias de flores e de camiões de entregas de flores, acompanhadas de um ensaio do poeta e curador americano Andrew Durbin, editor na Frieze Magazine.

Hisham Mayet, cineasta, músico, investigador e fundador da editora Sublime Frequencies, é entrevistado pelos fotógrafos e editores André Príncipe e José Pedro Cortes que acompanham a narrativa de um ensaio visual.

A Electra é um projecto da Fundação EDP, lançado em Março de 2018. Revista trimestral de pensamento e de crítica, conta exclusivamente com trabalhos originais de pensadores nacionais e estrangeiros. É editada em português e em inglês e vendida nas bancas, em livrarias, na loja do MAAT e online (https://www.monadebooks.com/electra).