sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Uma Breve História de Todas as Pessoas que já Viveram, de Adam Rutherford



Esta história é sobre si. Sim, sobre si. É a história de quem é e de como se tornou quem é. É única para si, bem como para os 100 mil milhões de humanos que já viveram. Mas é também a nossa história colectiva, porque em cada um dos nossos genomas transportamos a história da nossa espécie – nascimentos, mortes, doença, guerra, fome, migração e sexo, muito sexo.

Nesta viagem cativante através da expansão da genética, Adam Rutherford revela o que nos dizem os nossos genes sobre a história humana e o que a história nos pode dizer sobre os nossos genes. Dos Neandertais ao homicídio, dos ruivos à raça, dos reis às pragas, da evolução à epigenética, este é um retrato desmistificador e esclarecedor de quem somos e de como nos tornámos no que somos.

Adam Rutherford é geneticista, escritor e apresentador de televisão na área da ciência. Estudou Genética na University College London e durante o seu doutoramento fez parte de uma equipa que identificou a primeira causa genética de uma forma de cegueira infantil. Durante mais de uma década foi editor da revista Nature e desde 2013 apresenta semanalmente o programa Inside Science, na BBC Radio 4. Foi também consultor científico para alguns filmes, dos quais se destacam World War Z e Ex Machina.