segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Círculo de Leitores revela «O Essencial da História do Mundo»



Sabia que… em 1900, 23% da população mundial se concentrava na Europa? Que a Guerra dos Cem Anos durou, na realidade, 116 anos? Ou que a Bíblia foi o primeiro livro impresso, em 1455?

Já está disponível no Círculo de Leitores O Essencial da História do Mundo, o segundo volume da coleção O Essencial, também constituída pelos títulos O Essencial da Medicina e O Essencial da Ciência. Esta nova coleção oferece um panorama completo, cativante e rigoroso sobre estas matérias. Um manancial de informação concisa e acessível, contendo os saberes essenciais – o que temos mesmo de saber, e não só – sobre o tema de fundo de cada volume. Mas como o saber não ocupa lugar, a informação contida nestes volumes vai além dos saberes basilares, tornando-se também uma fonte de conhecimento para quem quiser aprofundar um pouco mais.

Num mundo cada vez mais interconectado, em que os impactos positivos e negativos de regiões distantes se fazem sentir em todo o planeta, o conhecimento da história mundial é um saber ainda mais essencial. E para testar esse saber, seríamos capazes de responder a estas questões?:

Que países designa o acrónimo BRICS? Qual é o ato fundador da Europa? No século XXI, que país é o primeiro produtor mundial de ópio? Quem são os mogóis? Quais as origens dos nomes dos estados norte-americanos? Que potências se defrontaram na Guerra dos Sete Anos? Quando foram traçadas as fronteiras de África? Qual a data de fundação do Estado Islâmico? Que acontecimento trágico desencadeou o genocídio ruandês? Desde quando é independente a Grécia?

O Essencial da História do Mundo esclarece todas estas perguntas, e muitas outras. Dos grandes impérios da Antiguidade à queda da URSS, da Europa de Carlos Magno à China do século XIX, passando pela fundação dos Estados Unidos e pelo longo caminho para as independências africanas, convida-nos para uma viagem pelos séculos afora, analisa a evolução das grandes civilizações, a crescente importância da Índia, do Irão, da Rússia e do Brasil, e decifra a nova ordem do mundo que hoje se desenha.