quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

É possível salvar o mundo, um prato de cada vez


A via para um mundo melhor e mais sustentável passa, em boa parte, por aquilo que comemos. Hoje em dia, a alimentação – ou a falta dela – levanta grandes dificuldades às pessoas e ao ambiente. A indústria alimentar é responsável por uma parte considerável da influência humana sobre o ambiente: da desflorestação à emissão de carbono e à produção de plástico. O livro que a Arteplural publicou mostra que é possível mudar o estado do mundo… um prato de cada vez. «Se conseguirmos mudar as nossas práticas de produção alimentar e os nossos hábitos de consumo, a comida pode tornar-se a solução para um planeta saudável com pessoas saudáveis.»

Receitas para um Mundo Melhor, de Johan Rockström – com Victoria Bignet, Malin Landqvist e Gunhild Stordalen –, está repleto de dicas e receitas para uma alimentação saudável, sustentável e amiga do planeta.

Os alimentos que colocamos no nosso prato são a decisão mais importante que podemos tomar em prol da nossa saúde e da saúde do nosso planeta. Para os autores do livro, a diferença pode ser feita se todos adotarmos três simples medidas: comer mais alimentos de origem vegetal – não tem de se tornar vegetariano, basta reduzir o consumo de carne e optar por carne produzida localmente e em pastos; comer comida feita em casa – as refeições pré-feitas devoram energia, são embaladas excessivamente em plástico e costumam ter gordura, sal e açúcar em excesso; comer com moderação e não deitar comida fora – o facto de o mundo desperdiçar o equivalente a um terço de todos os alimentos que compra não é sustentável em termos morais, ambientais ou climáticos.