terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Museu do Oriente apresenta “Hedda Gabler”



O Museu do Oriente apresenta “Hedda Gabler”, a icónica peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, numa encenação de Bernardo Beja, nos dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, às 19.00, no Salão Macau.

A história centra-se na personagem de Hedda, filha do falecido General Gabler, que morreu sem lhe deixar herança. Perto dos 30 anos, acaba por casar-se com Jørgen Tesma que ambiciona ingressar na universidade para estudar História da Arte.

A peça inicia-se com o regresso de Hedda e Jørgen da sua lua-de-mel, que teve seis meses de duração, e com o desabafo da jovem esposa de que estava entediada por o seu marido ter ocupado o tempo a estudar e trabalhar.

A partir daí, o público fica a conhecer outras personagens e o seu envolvimento com o desapaixonado casal, que dão origem a inúmeros acontecimentos e contratempos, triângulos amorosos e finais trágicos.

Henrik Ibsen (1828-1906) é o maior dramaturgo norueguês do século XIX, poeta e diretor teatral, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Publicada pela primeira vez a 11 de Dezembro de 1890, “Hedda Gabler” teve a primeira representação em 31 de Janeiro de 1891, no Residenztheater de Munique (Alemanha).