Depois da estreia do videoclipe de Amá sem Mêde no passado dia 11 de dezembro (dia em que se celebrou o primeiro aniversário da morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO), eis chegado o momento do single estar disponível nas plataformas digitais.
Amá sem Mêde, revela-nos Cremilda Medina "é um tema que fala do amor, onde se enaltece a necessidade de amar. Essa é a mensagem principal que o tema transmite, o amor, a capacidade de amar alguém, saber amar incondicionalmente porque afinal sem amor o mundo fica triste e mais pobre."
Este novo single precede o tema Nôs Morna editado em 2018 que contou com a participação do músico Tito Paris e, que teve um motivo específico na altura como nos explica Cremilda Medina "Nôs Morna” foi editado na altura em que a Morna estava candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade e nessa altura achei que seria importante editar um single onde pudesse fazer a ligação entre alguém já com uma carreira consagrada na música tradicional de Cabo Verde e uma jovem como eu que quer fazer carreira neste estilo musical. Assim surgiu a ideia de convidar o Tito Paris e gravarmos o “Nôs Morna” do compositor Manuel de Novas onde queríamos dar o nosso contributo para a candidatura."
Em tempos de pandemia, a cantora cabo-verdiana Cremilda Medina viu-se impedida de estar na sua terra natal durante todo este tempo (tinha vindo a Portugal para um concerto em Santo Tirso em Março). Situação que artista descreve como "... difícil porque fiquei mesmo confinada em casa, sem sair, mas ia sempre acompanhando a situação em Cabo Verde e estava sempre em contacto com a minha família e amigos."
Amá sem Mêde, já está disponível em todas as plataformas digitais.