No âmbito da campanha #DoceNatalCompreLocal em Portugal, que visa sensibilizar para a compra online e apoio aos negócios locais, o Facebook desenvolveu um inquérito na própria página da rede social em Portugal com o objetivo de descobrir quais são os doces de Natal preferidos dos Portugueses. O inquérito realizou-se entre os dias 9 e 15 de dezembro, em Portugal Continental e Ilhas, com mais de 2 mil participações - em anexo uma infografia com os detalhes do inquérito.
A principal conclusão do inquérito é que o Bolo Rei é mesmo ‘rei’ neste Natal. O tradicional bolo de massa fofa, que combina frutas cristalizadas com frutos secos, não vai faltar na consoada dos portugueses, representando 28% da preferência dos inquiridos. O Bolo Rei lidera praticamente todas as regiões de Portugal. No entanto, há exceções: na região de Lisboa os Sonhos e o Bolo Rainha surgem em primeiro e segundo lugar, enquanto nas Ilhas a preferência vai para o Bolo de Mel da Madeira e o Bolo de Natal dos Açores. E há tradições de doçaria regional que continuam obrigatórias, como os Formigos, no Norte, e o Morgado de Amêndoa, no Algarve.
Depois do Bolo Rei, o doce favorito dos portugueses são as Rabanadas (20%), seguidas dos Sonhos (11%), Bolo Rainha (8%) e Filhoses (7%).
Na zona Norte do país, o Bolo Rei é destacadamente o doce de Natal mais votado (39%), seguido das inevitáveis Rabanadas (21%). Mas existe um doce tradicional da região que é imprescindível: os Formigos (9%). Os Sonhos e a Aletria são as outras preferências dos portugueses da região Norte. Na cidade do Porto, analisada em maior detalhe neste inquérito, o Bolo Rei é vitorioso (40%), seguido das Rabanadas e Sonhos.
Descendo ao Centro de Portugal, o Bolo Rei continua a ser o preferido, com 25% do total de votações nesta região do país. Rabanadas, Bolo Rainha, Sonhos e Filhoses são os restantes doces típicos de Natal selecionados pelos utilizadores do Facebook na região Centro.
Na capital, o Bolo Rei é surpreendentemente destronado pelos Sonhos (17%). A segunda preferência dos lisboetas também é imprevisível: o Bolo Rainha (16%) - e só depois o Bolo Rei. Na restante região Sul já lidera o Bolo Rei (32%) e as Rabanadas e os Sonhos fecham o pódio. O quarto lugar está reservado para uma preferência regional: o Morgado de Amêndoa. Por fim, a derradeira escolha da região Sul é para o Bolo Rainha.
Nas ilhas da Madeira e Açores os doces típicos de ambas as regiões são os preferidos dos locais, com o Bolo de Mel da Madeira em primeiro lugar (43%), e o Bolo de Natal dos Açores em segundo lugar (25%). O Bolo Família, Rabanadas e Bolo Rei são as restantes escolhas.
Recordamos que #DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização do Facebook em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais, com especial enfoque nas pastelarias portuguesas. Nesta época de Natal, o Facebook tem desafiado os portugueses a escolherem e partilharem o seu negócio local, de preferência através do sticker específico do Instagram para o propósito - 'Apoia As Pequenas Empresas' - ou do uso da hashtag #DoceNatalCompreLocal.