terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Crónica de Saúde - Joana Franco

Esta semana abordaremos parte dos tipos de tratamento para pessoas com Depressão, que podem ser utilizados individualmente, ou em conjunto, dependendo da sintomatologia, do estadio de desenvolvimento da doença e da necessidade de cada ser individual.

A maioria das pessoas com depressão não precisa de hospitalização. No entanto, às vezes, poderá ser hospitalizada, sobretudo se já considerou ou tentou cometer suicídio, se estiver demasiado fraca pela perda de peso ou se houver risco de problemas

cardíacos devido à agitação grave, entre outros.

O tratamento depende da gravidade e do tipo de depressão:

Depressão leve: Terapia de suporte (incluindo visitas frequentes ao médico) e psicoterapia;

Depressão moderada a grave: Medicamentos, psicoterapia ou ambos e, às vezes, eletroconvulsoterapia;

Depressão sazonal: Fototerapia.


A depressão em geral pode ser tratada com sucesso, se a causa puder ser identificada e corrigida.

Apoio

É possível que o médico agende visitas ou contactos telefónicos semanalmente ou em semanas alternadas para pessoas com depressão. O médico explica à pessoa e à sua família que a depressão tem causas físicas e necessita de tratamento específico, que normalmente é eficaz. O médico poderá tranquilizar e informar que a depressão não reflete uma falha de caráter ou uma fraqueza. É importante que as pessoas da família entendam o transtorno, estejam envolvidas no tratamento e demonstrem apoio.

Compreender a depressão pode ajudar a pessoa a entender e a lidar com a situação. Por exemplo, a pessoa entende que o caminho para a recuperação geralmente é complicado e que episódios de tristeza e pensamentos negativos podem acontecer novamente, mas que podem ser corrigidos a longo prazo. 

Tornar-se mais ativo, caminhando e exercitando-se regularmente, pode ajudar, assim como interagir mais com outras pessoas.

Grupos de apoio podem ajudar, pela partilha de experiências idênticas, que a própria pessoa vivencia e pelo estímulo da comunicação do que sente.

Psicoterapia

A psicoterapia em si pode ser tão eficaz quanto a farmacoterapia no caso de depressão leve. Quando usada em conjunto com medicamentos, pode ser útil para a depressão grave.

A psicoterapia individual ou de grupo pode ajudar a pessoa depressiva a retomar de modo gradual as suas antigas responsabilidades e a adaptar-se às pressões normais da vida. A terapia interpessoal concentra-se nos papéis sociais passados e presentes da pessoa, identifica problemas, tais como, a maneira como a pessoa interage com outras, e oferece orientação conforme se ajusta às alterações em si própria, nos que as rodeiam e na vida, em geral. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a eliminar o desespero e os pensamentos negativo.

Para a semana abordaremos em detalhe a terapêutica que pode ser utilizada no tratamento de pessoas com Depressão.

Até para a semana. Cuidem sempre da vossa saúde. Da vossa e da dos que os rodeiam. Procure ajuda especializada quando necessário, sem preconceito. Uma boa semana para todos.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.

Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.

Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.

Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.

Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.