quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Estreias de cinema de 17 de Dezembro de 2020

 


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Mulher-Maravilha 1984

Diana, a princesa da ilha de Themyscira, possui poderes sobre-humanos e desde criança que foi treinada para ser uma guerreira imbatível. Depois de ter lutado contra as forças nazis durante a Segunda Grande Guerra, volta a entrar em acção na década de 1980, quando o mundo vive em plena Guerra Fria. Nesta aventura, os inimigos que tem de combater são o megalómano Maxwell Lord e a arqueóloga Barbara Minerva que, depois de vender a sua alma a uma deidade maligna, se transformou na poderosa Cheetah e se assume agora como arqui-inimiga da Mulher-Maravilha.
Novamente com realização de Patty Jenkins ("Monstro"), que segue um argumento seu, de Dave Callaham e de Geoff Johns, um filme de acção e aventura que continua a história iniciada, em 2017, no filme “Mulher Maravilha”. Com Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen e Robin Wright a assumirem as mesmas personagens, este filme conta ainda com as actuações de Pedro Pascal, Kristen Wiig e Gabriella Wilde. 




Malmkrog

Finais do século XIX. Um aristocrata reúne, na sua grande mansão na Transilvânia, um grupo de amigos que inclui um político, uma condessa, um general e a mulher deste. O tempo é gasto em longas conversas filosóficas sobre progresso, ciência, morte, guerra e moralidade. Mas, com o passar dos dias, os ânimos vão aquecendo e a discussão torna-se cada vez mais séria.
Exibido no Festival de Cinema de Berlim, um drama assinado pelo celebrado realizador romeno Cristi Puiu ("A Morte do Sr. Lazarescu", "Aurora", "Sieranevada"). O argumento, também da autoria de  Puiu, inspira-se no texto "Os Três Diálogos e o Relato do Anticristo" do filósofo, teólogo, poeta e crítico literário russo Vladimir Soloviov (1853-1900). 




Primeiro Amor

Leo, um hábil pugilista, acaba de receber a notícia de que tem um tumor cerebral. Ao vaguear sem rumo pelas ruas de Tóquio, cruza-se com Monica, uma rapariga em fuga, implicada num esquema de prostituição e tráfico de droga. Ao decidir protegê-la, não suspeita que acaba de ficar na mira de um grupo de polícias corruptos, da organização criminosa yakuza e de uma assassina implacável enviada por uma tríade chinesa. No meio do caos daquela estranha noite, enquanto lutam pelas próprias vidas, Leo e Monica apaixonam-se.
Estreado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, um "thriller" romântico e ultraviolento com assinatura do realizador japonês Takashi Miike ("Anjo ou Demónio", "Ichi the Killer", "Uma Chamada Perdida"). Masataka Kubota, Nao Omori, Shota Sometani e Sakurako Konishi e Becky assumem os papéis principais.