segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Crónica Coaching - Nuno Reis


Vontade e iniciativa

Hoje vamos falar sobre fazer acontecer e para que isso possa ser tornado real, vamos integrar a vontade e a iniciativa como ingredientes centrais de todo o processo. Este ponto é particularmente pertinente nos tempos atuais, pelo facto de que a vontade necessitar de uma iniciativa capaz e realista, para que consiga transpor as barreiras que formam a conclusão do processo.

Vontade existe na ideia, na necessidade e no desejo de conseguir algo que é projetado em termos de felicidade, satisfação e sucesso; a iniciativa surge através da motivação, da liderança e do foco para o que é pretendido ser alcançado. Ambas necessitam de uma estrutura sólida e flexível para que progridam em sintonia e em equilíbrio. O desafio que é apresentado, apesar de poder adquirir diversas formas e padrões, é o medo da mudança que vai ser sentido através do progresso que está associado o próprio objetivo. A lógica e a dúvida, a certeza e a confusão, a segurança e a vontade de fugir, vão fazer parte do processo e por esse motivo devem ser interpretados com clareza e foco no é pretendido que seja a meta ou seja, a conclusão.

Podemos ver a vontade como o pensar levantar-se da cadeira e a iniciativa como a ação em si de o concretizar. Neste exemplo consegue visualizar todo o processo a acontecer e indo mais ao pormenor, confirma a importância de ter um objetivo que o motive a sair do conforto da cadeira e iniciar a caminhada. Aqui estamos a abordar o tema do plano estratégico necessário para que os objetivos ou seja a visão tida e que deu origem à vontade, adquira a força e a consistência para ser aceite como credível, real e acessível. 

Tudo existe e acontece de forma natural, através de decisões acertadas e outras que servem de evolução, criando através de todo o sistema de acontecimentos, o enfraquecimento ou fortalecimento da ideia original. A transposição do conjunto de falhas que vão acontecer ao longo do processo, vai estar sempre associado à força interior e isso significa que o nível de autoconhecimento vai ser um orientador que deve ser tido em conta desde o início para que a mente mantenha o funcionamento enquadrado com o que for acontecendo.

O sentido de realização pessoal é outro fator muito importante para que os níveis de motivação mantenham os níveis elevados e para isso, reforço a importância de aliar o trabalho de desenvolvimento pessoal com o treino de melhoria a nível de recursos e de aptidões que auxiliem direta e indiretamente a continuidade do processo. 

Portanto e neste momento que é um desafio tendo em conta o COVID19, unir a vontade com a iniciativa, consolidadas através do planeamento estratégico e fortalecer a capacidade de liderança, de tomada de decisão e inteligência emocional, vão ser pontos muito importantes que influenciam de forma direta o resultado.

Nuno Reis

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
​O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.